Médico online descomplicado na AdvanceCare

A AdvanceCare tem apostado fortemente na solução inovadora de saúde Médico online, disponível na aplicação myAdvanceCare. Lançado em 2017, esse serviço redefiniu a perspectiva dos portugueses em relação à saúde, proporcionando uma solução eficaz e acessível a serviços médicos direccionados ao público em geral e, desta forma, atendendo às necessidades imediatas dos pacientes.

A relevância de produtos de telemedicina como este é ainda mais evidente com a chegada oficial do Inverno ao nosso País, altura em que as constipações e gripes contribuem para o aumento de pessoas nas urgências de hospitais e centros de saúde, o que acaba por promover a utilização dos serviços digitais. O Médico online segue este caminho, com o incremento da adesão durante a Covid-19, que se manteve mesmo após o regresso à normalidade pós-pandemia, e um crescimento constante durante todo o ano.

O serviço passou assim de uma solução temporária para um hábito constante. Até agora tem sido uma aposta ganha ao disponibilizar uma solução completa que integra: 1) os serviços de triagem, através de um avaliador de sintomas baseado em Inteligência Artificial; 2) um consultório online, que disponibiliza várias especialidades; e 3) a prescrição digital de medicamentos e exames por um profissional de saúde.

Os resultados são claros: a frequência das consultas triplicou mesmo após o fim da pandemia e os números têm crescido todos os anos.

GRIPES E SALAS DE ESPERA À DISTÂNCIA

A sobrecarga sazonal, a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o custo médico de hospitais privados pedem novas soluções: o Médico online disponibiliza consultas remotas realizadas por médicos, prescrições e atenção médica oportuna e de qualidade.

Desta forma, é possível realizar teleconsultas, garantindo simultaneamente a segurança e bem-estar, enquanto os pacientes recebem atenção médica sem necessidade de deslocações.

As horas presenciais na sala de espera de um consultório deixam de ser forçosas e passam a ser uma opção, dando poder não só ao paciente, mas também aos profissionais de saúde e ao próprio sistema.

ACONSELHAMENTO MÉDICO NO TELEMÓVEL

O acesso rápido à funcionalidade, através do dispositivo que 94% dos cidadãos portugueses carregam no bolso – o seu smartphone –, segundo dados do Relatório “Digital Portugal 2022”, revela ter um papel crucial na prevenção de casos mais graves, agindo como um substituto eficiente para situações que não exigem uma avaliação física imediata. Ao permitir que os médicos forneçam orientações, prescrições de medicamentos e análises remotas, o serviço actua como uma primeira linha de defesa, impedindo que condições menos graves piorem.

E se a descrição da solução de saúde AdvanceCare não é totalmente explicativa, pense no seguinte exemplo: o João tem uma dor de garganta persistente há uma semana, mas dadas as notícias sobre o tempo de espera nas urgências e o facto de não ter mais sintomas, decide experimentar o Médico online da AdvanceCare.

Rapidamente, retira o telemóvel do bolso, abre a store, escreve “myAdvanceCare” e faz o download. Um minuto depois, já tem o registo feito e já encontrou o serviço Médico online na página principal da app. Mais um minuto e já tem uma consulta de Medicina Geral e Familiar marcada para o próprio dia, daí a uma hora.

O João recebe a confirmação da teleconsulta por email e SMS, clica no link para a consulta e é atendido pelo médico através do seu próprio telemóvel.

Meia hora depois, o João já tem a receita do medicamento prescrito no seu email e todos os conselhos médicos necessários para ultrapassar a sua condição de saúde, e ainda ficou informado da realidade de que tem mais opções para tratar na sua saúde em Portugal.

A conclusão? Um problema com uma semana foi resolvido em menos de uma hora.

Entre várias funcionalidades do Médico online já demonstradas no exemplo em cima, destacam-se:

Facilidade de acesso e utilização: o Médico online representa uma mudança fundamental na acessibilidade aos cuidados de saúde. Simples e prático, permite que os utilizadores recebam aconselhamento médico sem sair de casa. As burocracias tornam-se descomplicadas, eliminando a necessidade de deslocação física.

Especialidades diversificadas: o serviço tecnológico abrange diversas especialidades, incluindo medicina geral e familiar, pediatria, medicina interna e até consultas do viajante. Alguns seguros oferecem acesso a consultas de psicologia/ psiquiatria e a AdvanceCare está empenhada em expandir as especialidades no futuro.

Disponibilidade 24/7 e agendamento flexível: a saúde não segue um horário convencional e o Médico online compreende isso. Com disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, a plataforma garante que os pacientes tenham acesso a cuidados médicos quando precisam, independentemente do momento do dia.

Agendar uma consulta no Médico online também é rápido. Pode ser feito através da aplicação myAdvanceCare ou por telefone (com o contacto disponível na app). Com a capacidade de marcar consultas em minutos e ser atendido dentro de uma hora, é assegurada uma resposta veloz às necessidades dos utilizadores.

Os pacientes podem escolher a data e hora para a consulta que lhes seja mais conveniente.

Funcionamento intuitivo: uma das principais características que torna o Médico online tão apelativo é a sua simplicidade. A plataforma é projectada para ser intuitiva e fácil de usar. Os pacientes podem aceder a consultas médicas sem dificuldades, eliminando barreiras desnecessárias e proporcionando uma experiência de utilizador agradável.

Após agendar, recebe um link no email para aceder à plataforma. Se tiver documentos para o médico, pode adicioná-los na app ou na plataforma antes da consulta. A confirmação é enviada por SMS e/ou email, e a videoconsulta é realizada.

Prescrição remota e documentação: não é apenas uma videoconsulta; é uma solução completa. Os médicos podem fornecer prescrições de medicamentos, pedir análises, emitir atestados, baixas médicas e outras declarações remotamente. Basta para isso que no acto da marcação, ou durante o agendamento, o cliente forneça o seu número de utente e de telefone para o envio digital da prescrição médica. Isso agiliza o processo e elimina a necessidade dos pacientes se deslocarem para obter documentação essencial.

Pagamento flexível: a flexibilidade não se limita apenas ao acesso: estende-se igualmente às opções de pagamento. Os utilizadores podem pagar por MB Way, referência bancária ou cartão de crédito, tornando o serviço da AdvanceCare acessível para uma variedade de públicos.

Em alguns casos a primeira consulta é gratuita. As condições do seguro ou plano de saúde podem ser consultadas directamente na app.

Avaliador de Sintomas digital a custo zero: o utilizador pode usar primeiro o Avaliador de Sintomas, também disponível na app. Desta forma, consegue perceber o seu nível de gravidade e obter um diagnóstico preliminar. Se o caso for grave, a própria app avisa o utilizador e recomenda se é melhor dirigir-se a um hospital ou partir para a segunda fase: o Médico online.

Substituto eficiente para urgência: em situações em que uma avaliação física imediata não é necessária, actua como um substituto eficiente para os serviços de urgência tradicionais. Os médicos podem oferecer orientações valiosas, avaliar sintomas e encaminhar os pacientes para cuidados presenciais apenas se necessário. Essa abordagem estratégica optimiza os recursos e garante que cada caso é tratado de acordo com suas necessidades específicas.

O FUTURO DA TELEMEDICINA EM PORTUGAL

O sucesso contínuo do serviço tecnológico antecipa um futuro emocionante para a telemedicina em Portugal. Além do Médico online, Avaliador de Sintomas e app myAdvanceCare, a AdvanceCare está a trabalhar na inclusão de novas vertentes e já tem outras disponíveis. Exemplo disso é o serviço de fisioterapia online e à distância, que funciona com sensores enviados para casa e acompanhamento contínuo de um profissional de saúde.

A empresa está também a explorar outros canais de aplicação de telemedicina, nomeadamente através de ferramentas baseadas em inteligência artificial e machine learning. A finalidade é o incremento constante de um ecossistema de serviços médicos totalmente digital.

O Médico online e o myAdvanceCare são soluções para períodos de frio, chuva e constipações, e ainda elementos fundamentais na construção de um sistema de saúde mais resiliente e centrado no paciente. À medida que o mundo enfrenta desafios inéditos, a AdvanceCare mantém a sua postura vanguardista nos cuidados de saúde de qualidade em tempos de necessidade.

Registe-se na app, conheça os contactos para activar serviços adicionais e experimente uma abordagem eficaz, acessível e centrada no paciente para os cuidados de saúde.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 328) da Marketeer.

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