Allaroundmedia lança plataforma online de espaço publicitário
A Allaroundmedia lançou a MediaBooking, uma plataforma online de venda de espaço publicitário direccionada para marketeers independentes e Pequenas e Médias Empresas (PME). Com este projecto, a empresa pretende democratizar o acesso ao mercado e, desta forma, «mudar o paradigma de venda de publicidade», declara o director-geral, Bernardo Simões.
No seguimento de um estudo que envolveu entrevistas a 380 investigadores, CFO’s e directores-gerais de empresas, a Allaroundmedia identificou um nicho de mercado composto por PME que normalmente apenas anunciam em meios regionais, mas que têm um potencial de investimento em publicidade a rondar os dois mil milhões de euros. Com esta plataforma, fruto de um investimento de 500 mil euros, a companhia pretende facilitar o acesso destas empresas aos meios tradicionais, aproximando anunciantes e vendedores.
O objectivo é «trazer para o mercado [publicitário] novos players e novos investimentos que de outra maneira nunca chegariam a este mercado», explicou Manuel Forjaz, partner da Allaroundmedia, na apresentação do projecto que decorreu ontem no Palácio da Foz, em Lisboa.
O site agrega ofertas de todos os meios (televisão, rádio, imprensa, outdoors, cinema, internet, entre outros) e suportes, aos níveis regional, nacional e internacional. As ofertas e preços são definidos pelos próprios vendedores de espaço publicitário, enquanto os potenciais clientes podem criar o seu próprio plano de meios.
«Sendo um negócio na internet, a vantagem para os meios é que conseguem cobrir todo o mercado, o público-alvo das PME, que por vezes têm renitência em falar com os meios”, ou por ignorância ou por não terem departamentos comerciais, explicou à Marketeer Bruno Simões. Por outro lado, quem compra tem a informação toda ao seu dispor, uma ferramenta que lhe permite fazer um plano de meios, pedir um orçamento sem ter que contactar ninguém», complementou.
A plataforma MediaBooking está dividida em seis áreas de pesquisa de espaço publicitário: Promoções; Last Minute (últimas oportunidades); Leilões; Exclusivos; Media on Demand (serviço de orçamentação e plano de meios); e Classificados.
A Allaroundmedia espera exportar o projecto no próximo ano para o mercado brasileiro, e não coloca de parte a entrada noutras áreas de negócio, como a produção de eventos. A empresa estima atingir uma facturação de 12 milhões de euros no final de 2013.
Democratizar o mercado
Por ter como público-alvo as PME, a Allaroundmedia pretende levar a cabo acções de «pedagogia» que ajudem estas empresas a elaborar os seus planos de meios e gerir os seus orçamentos. A agência colocará no terreno accounts que irão a associações comerciais de PME, e enviará newsletters diárias com as ofertas disponíveis.
«Durante um ano, seremos os principais marketeers dos nossos anunciantes», afirma Manuel Forjaz. «O nosso papel principal vai ser explicar à fábrica de pneus de Leiria que existe uma plataforma chamada Google Adsense, ou porque é que faz sentido apostar naquele meio ou noutro», continua. Passado este período, a empresa espera que todos os processos sejam automáticos, uma vez que o sistema tem algotitmos que escolhem os melhores meios para os clitentes.
Texto de Daniel Almeida