Media atravessam desafios relevantes, mas “há oportunidades a explorar”, diz Pedro Barreto
O novo administrador não executivo da Impresa Pedro Barreto, em substituição de António Horta Osório no cargo, considerou hoje que o setor dos media atravessa “desafios relevantes”, mas também “há oportunidades a explorar”.
De acordo com a dona da SIC, António Horta Osório deixa de desempenhar aquelas funções no grupo Impresa ao fim de dois anos, mantendo-se, no entanto, como ‘senior advisor’ do presidente executivo (CEO), Francisco Pedro Balsemão.
“Foi um desafio que aceitei, naturalmente, com muito gosto”, afirma Pedro Barreto, citado em comunicado.
“O setor dos media passa por um período de desafios relevantes, mas também há oportunidades a explorar” e “o papel da comunicação social, e em particular do grupo Impresa, na sociedade portuguesa, é um fator determinante para encarar esta nova etapa com entusiasmo”, acrescenta o responsável, licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa.
Com 36 anos de experiência no banco BPI, 20 dos quais como membro executivo do Conselho de Administração, Pedro Barreto foi vice-presidente do BCI Moçambique durante mais de 10 anos e membro do Conselho de Administração da SIBS, Unicre e Allianz entre 2014 e 2017.
Por sua vez, o presidente da Impresa e seu acionista maioritário, Francisco Pinto Balsemão, agradece “pessoalmente e em nome do grupo toda a dedicação de António Horta Osório” à Impresa ao longo destes dois anos.
“Estou convicto de que Pedro Barreto dará um importante contributo ao Conselho de Administração do grupo”, remata.
António Horta Osório “transmitiu-nos a sua impossibilidade em desempenhar, com a regularidade e presença desejadas, as suas funções de vice-presidente. Percebemos a sua situação e tomámos esta decisão em conjunto, em benefício de ambas as partes”, acrescenta Francisco Pedro Balsemão.
“Agradeço, em meu nome e em nome da Impresa, o apoio pessoal e profissional que António Horta Osório nos deu nestes dois anos e fico contente por poder continuar a beneficiar das suas opiniões enquanto ‘senior advisor'”, prossegue o CEO, adiantando que o grupo conta agora com “Pedro Barreto para trazer formalmente a sua visão e experiência para a área dos media”.
Já António Horta Osório diz que aceitou “com muito gosto”, o convite que lançado por Francisco Pinto Balsemão, uma pessoa por quem nutre uma grande estima, “numa empresa tão relevante em Portugal”.
Ao longo deste período, “tive a oportunidade de partilhar a minha visão sobre os desafios e oportunidades do setor dos media”, sublinha Horta Osório.
Contudo, “a minha atividade internacional impede-me de continuar a acompanhar com a mesma regularidade dos últimos anos a Impresa”, salienta o gestor, agradecendo ao presidente, CEO e a todo o grupo “por estes anos de importantes reflexões”.
Além dos cargos internacionais que já tinha – ‘senior advisor’ da Cerberus, ‘senior advisor’ da Mediobanca, administrador da INPAR e ‘senior advisor’ da Precision Capital (‘holding’ pessoal do Sheik Al-Thani), no Qatar-, no verão António Horta Osório passou a estar no Conselho de Administração da Teya, uma empresa de serviços financeiras de Londres, mas com presença em Portugal, dedicada a pequenas e médias empresas.
O Conselho de Administração da Impresa decidiu escolher, por cooptação, Pedro Bissaia Barreto como novo administrador e vice-presidente da administração do grupo.
Pedro Barreto inicia funções em 01 de novembro para o mandato 2023-2026.