MDS: Programas de seguros para grupos da afinidade
Um dos factores mais importantes para assegurar a rentabilidade e a sustentabilidade das empresas a longo prazo é a fidelização dos clientes. Uma forma eficaz para alcançar essa fidelização é através da oferta de serviços e benefícios adicionais que sejam relevantes e proporcionem experiências personalizadas.
Dessa forma, uma estratégia eficaz para ajudar as empresas a aumentar a fidelização de clientes é integrar a oferta de seguros na sua jornada de cliente. O objectivo é criar uma experiência de utilizador valiosa, que vá ao encontro das suas necessidades e que lhe apresente soluções para os seus problemas.
As vantagens para as empresas, ao integrarem a oferta de seguros, são várias. Em primeiro lugar, agregam valor aos produtos e serviços já oferecidos, diferenciando-se da concorrência. Por outro lado, a oferta de seguros, além de ser muito importante para a fidelização de clientes, como já referimos, pode ser também relevante para a atracção de novos clientes, bem como constituir uma fonte adicional de receita.
No entanto, e porque cada empresa tem as suas especificidades, é muito importante seleccionar um parceiro que tenha capacidade de desenhar soluções adequadas. Neste processo importa levar em linha de conta o sector de actividade, o modelo de negócio, o perfil e as necessidades dos clientes, a complementaridade das soluções a propor, entre muitos outros elementos que se devem levar em consideração, para que o resultado seja o esperado para todas as partes, nomeadamente a empresa e os seus clientes.
A MDS tem uma vasta experiência nesta matéria, tendo já desenvolvido e implementado dezenas de programas de seguros para parceiros de todos os sectores de actividade. Com mais de 20 anos de experiência no sector de retalho e mais de 1,5 milhões de clientes, o posicionamento de liderança da MDS no mercado segurador e na criação de programas de afinidade, tanto para canais B2B como B2C, permite disponibilizar o acesso a uma oferta diferenciada de soluções de seguros disponíveis no mercado.
Para dar resposta aos parceiros que procuram expandir os seus serviços através de uma oferta completa de seguros, a MDS desenvolveu uma solução “plug-in”, ou seja, que se pode implementar rapidamente, integrando nos sistemas de CRM a oferta a disponibilizar aos seus clientes, que vai desde os seguros para equipamentos electrónicos, extensões de garantia, seguros de bilheteira, seguros de viagem, seguro automóvel, seguro de saúde, entre muitos outros.
A MDS assegura todas as fases, desde a elaboração do modelo de afinidade, gestão dos canais de distribuição em escala e um acompanhamento contínuo da parceria, alocando uma infra-estrutura operacional, soluções tecnológicas, capacidade analítica e equipas dedicadas, de forma a trazer rapidez, agilidade e simplicidade para os clientes.
A IMPORTÂNCIA DA COERÊNCIA DA OFERTA EM TODOS OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Dependendo do modelo operacional de cada empresa, a distribuição dessas soluções pode ser feita através dos diferentes canais: físicos, digitais e híbridos.
No caso dos canais físicos, a empresa pode estruturar um modelo presencial para massificar os resultados das lojas próprias. Já nos canais digitais, é possível levar a oferta de seguros aos clientes através de plataformas como aplicações, websites e redes sociais. Por fim, nos canais híbridos, a empresa pode combinar estratégias físicas e digitais, oferecendo opções de compra online com suporte presencial, por exemplo.
A diversificação dos canais de distribuição permite que a empresa alcance diferentes segmentos de clientes, atendendo às preferências e necessidades de cada um. Além disso, a oferta de seguros em diferentes canais permite aumentar a conveniência para os clientes, tornando o processo de compra mais acessível e adaptado ao seu perfil.
GESTÃO DE PARCERIAS E RELACIONAMENTO COM CLIENTES
A gestão eficiente das parcerias é um elemento-chave quando falamos de oferta de seguros para grupos de afinidade. É importante assegurar uma comunicação clara e transparente com os parceiros, definindo as responsabilidades de cada parte e garantindo a confiança. A MDS oferece um modelo de gestão completo, desde o desenho do modelo de afinidade até à gestão dos canais de distribuição, o suporte operacional e o acompanhamento contínuo do desempenho da parceria.
Além disso, a gestão de relacionamento com os clientes é fundamental para o sucesso dos programas de seguros de grupos de afinidade. É importante disponibilizar um atendimento de qualidade, com canais de comunicação eficientes e ágeis, para esclarecer dúvidas, fornecer informações sobre os produtos de seguros e prestar suporte em caso de sinistro.
O cuidado com o relacionamento com o cliente pode contribuir para a satisfação e fidelização dos mesmos, fortalecendo a imagem da empresa e garantindo uma base sólida de clientes satisfeitos.
Os programas de seguros para grupos de afinidade podem ser uma estratégia interessante para as empresas que procuram ampliar a sua oferta de produtos e serviços, agregar valor aos seus clientes e aumentar a rentabilidade de seus negócios. Com a possibilidade de personalização das soluções de protecção de acordo com as necessidades dos clientes, diversificação dos canais de distribuição e uma gestão eficiente de parcerias e relacionamento com clientes, os seguros de afinidade podem tornar-se uma fonte adicional de receita e fortalecer o posicionamento da empresa no mercado.
No entanto, é importante destacar a importância de uma análise detalhada e cuidadosa na selecção dos parceiros e dos produtos de seguros, bem como uma gestão eficiente de todo o processo, desde o desenvolvimento do modelo de negócio até a gestão pós-venda. A selecção de um parceiro experiente e especializado neste tipo de programas é fundamental.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 322) da Marketeer.