MDS: 40 anos a abrir novos caminhos
A missão de um grupo de corretagem e consultoria de risco e seguros é assessorar e apoiar os seus clientes na gestão e colocação dos seus riscos. «E é o que fazemos na MDS. Mas não só! Acreditamos também que uma parte importante da nossa missão é a partilha de conhecimento – com os nossos clientes, parceiros, o mercado e a sociedade em geral. Esta partilha que a MDS tem feito assumiu particular relevo com a publicação da primeira edição da revista FULLCOVER, hoje já na sua 17.ª edição», explica Paula Rios, editora chefe da revista.
Pelas páginas desta revista, única no panorama nacional e uma referência também a nível internacional, já passaram grandes figuras mundiais dos seguros e risco em entrevista, e inúmeros artigos sobre os mais variados temas – desde as tendências e soluções do mercado segurador e de áreas relevantes como economia, gestão, direito, recursos humanos, tecnologia, entre muitos outros, contando com o contributo de organizações de grande prestígio e de pensadores nacionais e internacionais.
Como não podia deixar de ser, os seguros e o risco têm um lugar especial na FULLCOVER. Todas as edições incluem um dossier técnico onde se procura aprofundar um grande tema, com artigos de opinião de especialistas internacionais, que ajudam à compreensão desses temas.
Adicionalmente, a FULLCOVER tem um espaço dedicado a grandes entrevistas com personalidades do mundo dos seguros, tendo já passado pelas suas páginas responsáveis das maiores empresas do sector a nível mundial.
Para além da qualidade dos conteúdos, esta revista sempre primou por um design cuidado, o que lhe valeu ser considerada “a Vogue dos seguros” e ter conquistado, logo na primeira edição, o ouro na categoria de design editorial para publicações periódicas no Festival do Clube dos Criativos de Portugal.
UMA EDIÇÃO ESPECIAL
No ano em que a MDS celebra 40 anos, a FULLCOVER tem uma edição especial. «Decidimos celebrar os marcos e as pessoas que fazem parte deste percurso, dedicando esta edição, disponível em português e inglês, a partilhar a história que conduziu a MDS àquilo que é hoje – que, de um pequeno corretor cativo do Grupo Sonae, se expandiu, do Porto para o mundo, tornando-se num grupo que actua na área dos seguros e gestão de risco a nível global. Este crescimento foi acompanhado da aposta em inovação, tecnologia, criatividade, conhecimento e numa liderança visionária, que nos levou a trilhar um caminho assente na diferenciação», destaca.
Ao longo das páginas desta edição, viajamos por esta história, com destaque para a Grande Entrevista com José Manuel Fonseca, CEO do Grupo MDS, e que lidera desde 2000 esta transformação, conduzindo a MDS ao player internacional que é hoje. «Ao longo desta conversa descobrimos como tudo começou e as aventuras do caminho percorrido até aqui, na concretização da sua extraordinária visão. Contámos também com os testemunhos de quem faz parte deste percurso – colaboradores, parceiros e amigos, cujas palavras, que nos dedicaram, nos dão muita satisfação e nos inspiram a fazer sempre mais e melhor», revela.
A MISSÃO DA PARTILHA DE CONHECIMENTO
Mas as acções desenvolvidas pela MDS na promoção da literacia em seguros e risco não ficam por aqui. Ao longo dos anos têm sido desenvolvidas diversas iniciativas que fazem hoje da MDS um promotor do conhecimento sobre gestão de risco e seguros em Portugal e no mundo.
«Nesta missão, que cumprimos desde 2009, surgiu um outro propósito: o de não “esgotar” a FULLCOVER e os temas que partilhamos nas suas páginas na edição de papel, que sai uma vez por ano. O que nos levou a criar a FULLCOVER digital (thefullcover.com), uma plataforma onde podem ser encontradas, além da versão digital da revista, todas as nossas publicações, e ainda uma rubrica especial, a EXTRACOVER, onde publicamos, regularmente, entrevistas com players do sector, assim como artigos sobre vários temas actuais, prosseguindo, durante todo o ano, esta partilha de informação e conhecimento, que consideramos tão necessária, com o sector e a sociedade em geral», explica Paula Rios.
Além disso, a empresa edita também outras publicações. Entre elas destacam-se as colecções “Faces of Insurance”, que traz uma visão dos bastidores da vida de algumas das figuras mais inf luentes do sector segurador a nível mundial, e a “Keep it Simple”, que aborda temáticas dos seguros e risco de forma clara, num formato pergunta-resposta, com informação essencial para os profissionais do sector e a sociedade, tendo já sido publicados livros que abordam a gestão de risco, seguro de crédito, ciberseguro e sinistros.
Em 2021, a MDS acrescentou mais uma vertente à sua missão de partilha de conhecimento com o lançamento da International Newsletter – Global Risks Perspectives que, mensalmente, partilha reflexões sobre o panorama internacional, em temas como a geopolítica, economia, sustentabilidade e, claro, a gestão de risco.
UM ADN FEITO DE DIFERENCIAÇÃO
A diferenciação está no ADN da empresa desde o seu início. Criada em 1984, o percurso da MDS ao longo das suas quatro décadas de história tem-se caracterizado pela aposta na inovação, multiespecialização, expansão internacional, em pessoas, tecnologia, serviços e soluções que acrescentem valor aos clientes nas áreas de corretagem de seguros e resseguros, consultoria de risco e gestão de benefícios.
Hoje é a empresa mais internacional do sector financeiro português, contando com mais de 2000 colaboradores nos seus 54 escritórios em 11 países, actuando em todo o mundo através da Brokerslink, uma rede mundial de corretores criada pela MDS, presente em 131 países.
A partir de 2000, com José Manuel Fonseca como CEO, a MDS começou a sua forte expansão, tanto a nível nacional como internacional, apostando não só na multiespecialização como também na diferenciação.
É o caso da compra da FirstAssur, uma corretora francesa de internet – uma operação que representa o primeiro investimento português num broker estrangeiro e denota o posicionamento pioneiro da MDS com a entrada num segmento emergente à época.
Seguiu-se a entrada no gigante mercado brasileiro, sendo hoje um dos maiores brokers do país, o investimento num corretor do Reino Unido, algo nunca antes feito por um corretor de seguros português, o arranque das operações em Angola, onde assume a liderança do mercado e, mais tarde, um novo passo relevante, com a chegada a Moçambique. Em 2023, o grupo rumou a novas geografias – Chipre e Chile.
Este posicionamento internacional é potenciado pela Brokerslink – uma ideia visionária do CEO do Grupo MDS que, em 2004, conduziu à criação daquela que é hoje uma das maiores redes globais de corretores de seguros. Através da Brokerslink, a MDS disponibiliza às empresas multinacionais uma gestão global e integrada dos seus programas de seguros e risco em qualquer parte do mundo.
No caminho, expandiu a sua actividade através de soluções sofisticadas de retenção de risco, com a criação em Malta da HighDome, uma Protected Cell Company, e que, a par da RCG (empresa especializada em consultoria de risco) e da Reinsurance Solutions (corretora de resseguro), representam a capacidade da MDS em inovar e ser multiespecialista.
A expansão da MDS também se tem feito em território nacional, onde assume a liderança do mercado desde 2005, assegurando um serviço de proximidade e de uma rede de parceiros presentes em todo o País.
«A MDS tem, no seu ADN, um grande historial de diferenciação através de soluções inovadoras e da adaptação das suas operações às exigências do mercado. Temos apostado numa estratégia de investimento contínuo em inovação tecnológica, que tem levado à implementação de processos mais eficientes e no lançamento de novos produtos e soluções digitais, tendo em vista a melhoria da experiência do cliente», afirma José Manuel Fonseca.
PORTEFÓLIO DE INOVAÇÕES
No seu portefólio de inovações estão soluções como a myMDS, a aplicação que permite aos clientes gerir a sua carteira de seguros e que foi reconhecida nos Portugal Digital Awards, e o assistente virtual Will, que ajuda a efectuar pedidos relacionados com as suas apólices, colocar questões sobre os seguros e realizar pedidos de cotação.
Destaque ainda para o “Next Best Offer”, um modelo preditivo optimizado que permite definir a oferta de produtos mais adequada a cada cliente – um projecto inovador que levou a empresa a estar na lista de finalistas dos European Risk Management Awards promovidos pela FERMA – Federation of European Risk Management Associations.
O sucesso do programa de transformação digital da empresa conduziu à sua nomeação para “Broker Innovation of the Year”, dos European Risk Management Awards, e a receber o estatuto de inovadora COTEC, que reconhece o seu investimento em inovação aliado à solidez financeira e desempenho a nível económico.
Recentemente, a MDS foi a primeira equipa internacional a vencer o Broker Smackdown, uma competição dirigida a corretores de seguros, organizada pelo Council of Insurance Agents & Brokers, na qual os participantes são confrontados com diferentes níveis de tomada de decisão ao gerir uma empresa de seguros, que engloba a análise de segmentação, gestão financeira, network de brokers e ainda a aquisição de clientes.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 340) da Marketeer.