MDD devem atingir quota de 37% em 2011
A quota de mercado das Marcas da Distribuição (MDD) deverá chegar aos 37% em 2011. A previsão, apresentada durante a Alimentaria&Horexpo, é do Kantar Worldpanel, segundo avança o Hipersuper. Tendo terminado 2010 com uma quota de 34%, o crescimento das MDD deve-se à actual conjuntura económica e ao facto de os consumidores estarem cada vez mais preocupados com os preços. A consultora destacou que o desemprego, a par da crise das matérias-primas e do aumento sistemático dos preços, se reflectem no valor gasto pelos consumidores portugueses. Ainda assim, e apesar da actual conjuntura negativa, dados do Kantar Worldpanel apontam para que, em 2011, caso se mantenha a subida dos preços das commodities, o valor gasto em Fast Moving Consumer Goods aumente em 3,5%, para 1.992 euros, número superior aos 1.925 euros registados em 2010. A mesma consultora definiu como fundamental o papel do marketing no ponto de venda, tanto para a estratégia de retalhistas como de fabricantes alertando ainda, nas palavras do seu director de marketing, Paulo Caldeira, para a necessidade de «reconstruir a confiança do consumidor português, algo que não vai ser fácil, mas que será essencial para ultrapassar a actual conjuntura».