McDonald’s vai testar copos de plástico reutilizáveis
A McDonald’s está a desenvolver no Reino Unido um novo sistema de copos de plástico reutilizáveis. O objectivo da cadeia de fast food é que os clientes devolvam os copos usados, que serão depois submetidos a um processo de esterilização e higienização para que possam ser reutilizados por outros consumidores.
De acordo com a Fast Company, o novo sistema deverá começar a ser testado nos restaurantes da McDonald’s no Reino Unido já no início do próximo ano. Os copos serão destinados a bebidas quentes (como café ou chocolate quente), sendo que a marca irá disponibilizar nos seus restaurantes uns caixotes especiais para a recolha dos mesmos. Este processo será feito em parceria com a Loop, uma empresa dedicada a soluções de reaproveitamento, que será também responsável por esterilizar os copos utilizados e enviá-los de novo para os restaurantes.
Para utilizar estes copos especiais, os consumidores terão que pagar uma caução, que será devolvida no momento em que depositem o copo no caixote indicado. No caso de levarem os copos para fora dos restaurantes, haverá pontos de recolha específicos, em locais como supermercados da cadeia Tesco, com quem a Loop tem também uma parceria.
«A reutilização é uma opção muito importante e interessante, e estamos a explorar novas formas de evitar o desperdício [de plástico]», afirma Jenny McColloch, vice-presidente de Sustentabilidade global da McDonald’s, citado pela Fast Company. «Vamos usar este piloto [no Reino Unido] como um teste para reflectir sobre a forma como o modelo de reutilização poderá funcionar, quer operacionalmente no restaurante quer na perpectiva dos consumidores», acrescenta.
O teste no Reino Unido permitirá também à McDonald’s perceber quantas vezes é que os copos poderão ser reutilizados antes de serem enviados para reciclagem, sendo que a expectativa da marca ronda as 100 utilizações.