McDonald’s: «Queremos ser parte da solução, dar o exemplo, estar um passo à frente»
Se é verdade que incerteza tem sido palavra de ordem nas notícias e conversas, também é verdade que resiliência demonstrou ser uma das principais características das empresas e das marcas que nelas vivem. Para perceber melhor o que está a ser feito em Portugal para lidar com a pandemia de COVID-19, a Marketeer quis ouvir quem está à frente de algumas das maiores organizações do País – de áreas como Turismo, Telecomunicações, Farmacêutica, Moda, Restauração, Tecnologia ou Seguros.
A todos foi colocada a mesma questão: o Mundo mudou e as marcas também vão ter de alterar a forma como comunicam e constroem relações de confiança. Que trabalho está a ser feito neste sentido?
Sérgio Leal, director de Marketing e Comunicação da McDonald’s Portugal
Estamos conscientes da situação de incerteza que o País atravessa e que a retoma irá levar o seu tempo. Vamos continuar a trabalhar para estar ao lado dos portugueses, como sempre estivemos, e proporcionar bons momentos. Esta não é a primeira crise que o País atravessa e, como em crises anteriores, a McDonald’s teve sempre a capacidade de se reinventar, ouvir as necessidades dos clientes e responder às suas necessidades.
Capacidade de adaptação, uma forte orientação para a mudança e rápida aprendizagem, bem como uma ágil capacidade de resposta, tornam-se, sem dúvida, aspectos vitais para a sustentabilidade do sector. Não descurando a importância de ter uma visão e um posicionamento claros e consistentes em todos os pontos de contacto com a marca, quer para consumidores, quer para as nossas equipas, por forma a proporcionar alguma familiaridade e segurança, num mundo cada vez mais complexo. Por isso, mais do que nunca, é fundamental compreender o consumidor – que será seguramente ainda mais exigente nas suas escolhas neste novo contexto – e antecipar as suas tendências do futuro, de forma a irmos ao encontro das necessidades e expectativas, sabendo que há caraterísticas que vão voltar a ser como antes e que vão surgir novos comportamentos.
Queremos ser parte da solução, dar o exemplo, estar um passo à frente, perceber como podemos ajudar o País e os consumidores a evoluírem ao longo das várias fases da crise, pelo que vamos estar – de forma natural e de acordo com o ADN da marca – ao lado dos nossos consumidores, dando-lhes toda a confiança e optimismo para o futuro. Tudo o que fazemos tem que fazer todo o sentido para o consumidor em cada momento. Este é o papel da McDonald’s: fazer a diferença e retribuir.
A nossa estratégia multicanal vai permitir que o consumidor faça a melhor escolha para si – como, onde e quando necessitar da nossa marca. Para tal, vamos apostar na conveniência dos serviços McDrive, McDelivery e Take-Away, em ofertas valorizadas pelos clientes, mas também vamos garantir a total confiança para voltarem a visitar as nossas salas e esplanadas de modo a desfrutarem de bons momentos com os seus amigos e família, com toda a segurança.
Sabemos que ainda não é um regresso à normalidade a que estávamos habituados, mas queremos contribuir para que, gradualmente, os nossos clientes desfrutem do sabor dos pequenos momentos do dia-a-dia, cada vez mais importantes, com a confiança de que garantimos o cumprimento dos mais rigorosos procedimentos de higiene e segurança, reforçados para os receber. Estamos preparados para bons momentos, com o mesmo sabor de sempre e, agora, mais seguros do que nunca.