McDonald’s fechou na Rússia mas há já uma cópia à espreita
Pega-se no logótipo da McDonald’s, vira-se 90º e está criada uma nova marca de fast food. Pelo menos será essa a intenção da Uncle Vanya, cadeia russa que fez um pedido de registo de patente de uma marca visualmente muito semelhante à da gigante norte-americana dos arcos dourados.
De acordo com a Business Insider, o logótipo presente no pedido de registo, efectuado no passado sábado, também recorre ao esquema cromático da McDonald’s – ou seja, amarelo e vermelho – trocando apenas o “M” por um “B”. A mesma publicação adianta que o logo poderá ser interpretado como um “V” no alfabeto cirílico, mas que para os ocidentais parece mais um “M” gigante virado ao contrário.
No documento submetido, a Uncle Vanya apresenta-se como uma empresa de Moscovo que providencia serviços de snack bar e de entrega de refeições ao domicílio, sendo que o pedido surge precisamente três dias depois de a McDonald’s anunciar que iria suspender a operação na Rússia. Com mais de 800 restaurantes neste país, a empresa decidiu encerrar as suas lojas como forma de protesto face à guerra na Ucrânia.
Em declarações reportadas pelo The Washington Post, Vyacheslav Volodon, porta-voz do governo russo, demonstra o seu apoio à nova cadeia de fast food: «A McDonald’s anunciou que está a fechar. Então, está bem, feche. Amanhã não haverá McDonald’s, mas sim Uncle Vanya’s.»