
McDonald’s faz mudança no seu sistema de pedidos. Vem aí novidades com a ajuda de inteligência artificial
Há lugares e marcas que por mais anos que passem se tornam parte integrante das nossas vidas e do nosso dia a dia. O McDonald’s é um desses casos, marcando pela essência inalterada, mas atualizando-se ao longo das décadas (apesar das mudanças nem sempre agradarem) no visual.
Agora, há uma nova mudança a caminho: um sistema tecnológico baseado em inteligência artificial. Chama-se “edge computing” e promete tornar os seus pedidos mais eficientes. Entre suas aplicações mais promissoras está a garantia de que seu pedido será entregue corretamente.
Com o uso de visão computacional e câmeras estrategicamente posicionadas, o sistema será capaz de detectar erros nos pedidos antes que cheguem ao cliente. Por exemplo, se pedir um hambúrguer sem cebola e ela for adicionada por engano, a IA identificará o problema e corrigirá antes que o pedido seja entregue.
Além da precisão nos pedidos, a nova tecnologia pode prever falhas nos equipamentos da cozinha, incluindo a infame máquina de McFlurry. Sensores instalados nos equipamentos fornecerão dados em tempo real sobre o funcionamento das máquinas, permitindo que as lojas tomem medidas preventivas antes de qualquer problema.
Outra inovação será no drive-thru, que passará a contar com tecnologia de IA semelhante ao que já está a ser testado em cadeias americanas como o Wendy’s.
O McDonald’s pretende levar esse sistema para os seus 43 mil restaurantes em todo o mundo, o que significa cozinhas conectadas à internet, drive-thrus com IA e ferramentas inteligentes para auxiliar os gerentes no dia a dia.
Embora a tecnologia já esteja a ser testada em algumas unidades, ainda não há uma data oficial para a implementação total.
Segundo Brian Rice, CEO da rede, o projeto ainda está na fase de exploração, pelo menos no que se refere aos pedidos.