McDonald’s elimina 500 toneladas de plástico por ano
Fruto das alterações que tem vindo a realizar em prol da redução do plástico, a McDonald’s Portugal conseguiu reduzir o seu consumo em mais de 500 toneladas por ano.
A estratégia incide na substituição das embalagens de plástico de uso único utilizadas para servir os seus clientes, um processo que estará concluído até ao final do primeiro semestre de 2021.
A transição alargada das embalagens de plástico de uso único teve início em 2019 em Portugal. Desde então, tem implementado várias medidas como a substituição das paletinas em plástico, para o café, por paletinas em madeira; o copo e tampa em plástico do gelado McFlurry foi substituído por uma só embalagem em papel sem tampa; ou o fim das palhinhas de plástico, sendo disponibilizadas apenas em papel.
Até ao final do primeiro semestre de 2021 serão introduzidos, em todos os restaurantes nacionais, mais paletinas (para cappuccino e meia de leite) e talheres em madeira e bioplástico, assim como tampas em papel para os copos de bebidas quentes e de bebidas frias quando servidos no McDrive, McDelivery e takeaway.
O conjunto destas alterações vai permitir à McDonald’s reduzir, em Portugal, o consumo de plástico anual em mais de 500 toneladas, número que inclui, entre outros, 68 milhões de palhinhas e mais de 72 milhões de tampas de bebidas. O objectivo é, até 2025, garantir que 100% de embalagens são provenientes de fontes renováveis, recicladas ou certificadas.
«Ao lado dos nossos fornecedores e parceiros continuámos a repensar, reduzir e reutilizar os materiais das nossas cadeias de negócio, assim como ouvimos os nossos consumidores nos testes que desenvolvemos, que sempre receberam de forma muito positiva estas alterações. Acreditamos que é nesta articulação de esforços e partilha de boas práticas que iremos conseguir alcançar um impacte ambiental positivo nas comunidades em que nos integramos. Porque para além de aqui estarmos para servir bons momentos à mesa, estamos aqui comprometidos para fazer a nossa parte e usar a nossa escala para fazer bem ao ambiente», afirma Inês Lima, diretora-geral da McDonald’s Portugal.