McDonald’s avança com serviço de mesas
Os testes chegaram ao fim e o veredicto é claro: o serviço de mesa nos restaurantes McDonald’s veio para ficar. Pelo menos, no Reino Unido, onde a cadeia norte-americana testou a ideia no último Verão. Até ao fim deste ano, serão 400 os espaços britânicos onde será possível sentar e esperar que o hambúrguer chegue até ao cliente.
As novidades na McDonald’s continuam com o alargamento do número de restaurantes, também no Reino Unido, em que é possível pedir um hambúrguer gourmet. Sob o nome “Signature Collection”, a gama premium da McDonald’s inclui três opções com pão brioche. As duas mudanças surgem em conjunto e não é por acaso. O tempo de espera necessário para cozinhar os produtos da colecção especial é demasiado longo para que os clientes tenham de esperar de pé, pelo que o serviço à mesa, especialmente nestes casos, faz todo o sentido.
As alterações ao modelo de negócio têm na sua origem a competição feroz no mundo dos hambúrgueres e fast-food em geral. De acordo com o The Guardian, “as iniciativas pretendem modernizar os restaurantes McDonald’s e atrair mais famílias. A empresa enfrenta competição crescente por parte de marcas de hambúrgueres gourmet como Five Guys e Shake Shack, cadeias mexicanas como Chipotle e rivais estabelecidos como Burger King e KFC”.
Em Portugal, o serviço de mesas também já está a ser testado, embora ainda não haja uma data concreta para a sua implementação oficial. À Marketeer, a McDonald’s Portugal avançou que o teste está a decorrer em alguns restaurantes como é o caso do espaço na Abóboda: “É nossa intenção manter a tónica na inovação dos espaços e serviços e na diversificação da nossa oferta, de modo a continuar a merecer a preferência dos consumidores.”
A marca explica ainda que este tipo de novidades serve para manter a McDonald’s em linha com as preferências dos consumidores. “Trabalhamos constantemente para melhorar a experiência nos nossos restaurantes, através de tecnologia e serviços que se adequam às novas tendências da sociedade, como os quiosques multimédia, mesas interactivas, iPads, pagamento no McDrive com via verde, entre outros exemplos”, refere fonte da empresa.