MC e Worten impulsionam resultados da Sonae

O ano de 2021 trouxe resultados positivos à Sonae, com o volume de negócios da empresa a ultrapassar, pela primeira vez, os sete mil milhões de euros – um crescimento de 5,3%. Ao longo do ano passado foram também criados mais de 750 postos de trabalho, totalizando cerca de 47 mil colaboradores nas empresas integralmente consolidadas.

Este crescimento da Sonae deve-se, em grande parte, à MC, cujo volume de negócios cresceu 6,3% em termos homólogos, atingindo os 5,3 mil milhões de euros em 2021, sustentado quer pelos formatos alimentares quer pelos não-alimentares, incluindo o negócio online. Com um investimento global de 200 milhões de euros, a MC abriu 64 novas lojas próprias (incluindo mais 12 lojas Continente Bom Dia), equivalendo a mais 25 mil metros quadrados de área de venda, e modernizou 17 unidades de retalho alimentar.

A Worten também contribuiu largamente para os resultados verificados pela Sonae no ano fiscal de 2021: o volume de negócios atingiu 1,1 mil milhões de euros. As vendas online foram o principal factor de crescimento, registando um desempenho de mais de 200 milhões de euros – um crescimento de quase três vezes mais em dois anos e com um peso de 17,5% no volume de negócios.

«2021 foi um ano notável para a Sonae. Um ano de grandes progressos em circunstâncias muito desafiantes. Apesar das fortes restrições relacionadas com a pandemia e da manutenção de ambientes extremamente competitivos, continuámos a reforçar as nossas quotas de mercado em todo o portefólio. Fizemo-lo através da nossa dedicação e capacidade de execução, inovando na forma como servimos os nossos clientes, acelerando a digitalização em todo o grupo e, sobretudo, trabalhando juntos com renovada energia e ambição», comenta, em comunicado, Cláudia Azevedo, CEO da Sonae.

Relativamente ao futuro, a responsável pela empresa garante que, mesmo com as incertezas e desafios que se apresentam, está confiante, uma vez que tem «empresas muito fortes e líderes nos seus sectores, conduzidas por equipas de elevada qualidade». Além disso, a «situação financeira estável» e a «bússola moral do grupo» vão permitir à Sonae liderar o futuro – «um futuro que celebra e respeita as pessoas, as comunidades e o planeta».

Artigos relacionados