Mattel lança novas bonecas inclusivas: chegou a Barbie invisual e a Barbie negra com Síndrome de Down

É a boneca mais famosa do mundo e há muito que deixou de ser apenas um brinquedo. A Barbie tem servido de inspiração e faz as meninas do planeta sonhar.

Há dois novos modelos na colecção Barbie Fashionistas: a Barbie invisual e a Barbie negra com Síndrome de Down. Ambos os modelos integram a linha inclusiva da marca da qual já fazem parte, por exemplo, a Barbie com aparelho auditivo e a Barbie em cadeira de rodas.

Quebrar estereótipos convidando as crianças a verem-se reflectidas nas suas brincadeiras é umas das principais preocupações da Mattel em relação a esta boneca.

Na Barbie com deficiência visual, que foi idealizada em colaboração com a American Foundation for the Blind (AFB), a Mattel procurou manter todos os pormenores, desde o olhar até à embalagem, fiéis às pessoas com total ou parcial perda de visão.

A personagem tem uma bengala branca e vermelha e óculos de sol elegantes e funcionais que protegem contra a sensibilidade à luz. As articulações dos cotovelos foram especialmente concebidas para uma utilização confortável da bengala, e o vestuário inclui tecidos tácteis e texturados que foram testados com crianças com deficiências visuais para garantir uma experiência de brincadeira satisfatória.

A Mattel ainda incorporou braille na embalagem, para melhorar a acessibilidade.

Aproveitando o sucesso do ano passado com a primeira Barbie com Síndrome de Down, a Barbie fez agora uma parceria com a National Down Syndrome Society (NDSS) para criar uma versão da boneca para abranger as meninas negras. Esta nova edição reflecte a diversidade da comunidade com Síndrome de Down, com pormenores como uma estrutura mais curta, cabelo entrançado e uma paleta de cores azul e amarela que remete para a sensibilização da condição. Quanto ao vestuário, apresenta até uma subtil referência ao 21.º cromossoma, com três setas incorporadas em alguns dos corações do vestido.

Krista Berger, vice-presidente sénior da Barbie e responsável global pelas bonecas acrescenta: “Reconhecemos que a Barbie é muito mais do que uma simples boneca. Ela representa a auto-expressão e pode criar um sentimento de pertença. É com orgulho que apresentamos uma nova Barbie invisual e uma boneca negra com Síndrome de Down à nossa linha Barbie Fashionistas, reforçando o nosso compromisso de criar produtos que representam a pertença global e a inclusão no corredor das bonecas.”

A linha Barbie Fashionistas inclui actualmente mais de 175 bonecas que retratam uma vasta gama de etnias, capacidades e tipos de corpo. Se se conseguirem imaginar na pele dos outros, as crianças podem desenvolver a inteligência social de que necessitam para prosperar no futuro.

Estes novos modelos da Barbie já estão disponíveis nos Estados Unidos. As bonecas chegam a Portugal no dia 1 de Setembro de 2024, e podem ser adquiridas por 15,99 euros.

Artigos relacionados