Matosinhos recebe hoje as primeiras trotinetes eléctricas da Spin

Matosinhos conta, a partir de hoje, com 200 trotinetes eléctricas da Spin a circular pela cidade, uma estreia a “toda a velocidade” por parte da subsidiária de micromobilidade da gigante automóvel Ford, que se fixa oficialmente hoje no mercado português.

A empresa prevê ainda que o número de veículos deverá aumentar até ao final do ano, em função da procura, e que o serviço fique disponível em mais municípios antes do final de 2021.

A Spin vai também desenvolver uma parceria com o CEIIA, que se assume como o maior e mais reconhecido centro de Engenharia e Desenvolvimento português, estando a desenvolver o AYR, um projecto para a cidade de Matosinhos, que pretende recompensar a população da cidade pelos seus comportamentos sustentáveis.

O objectivo é quantificar as emissões de CO2 evitadas pelos utilizadores que optarem por utilizar as trotinetes partilhadas da Spin em vez do automóvel e atribuir créditos acumuláveis numa carteira digital que podem, futuramente, ser trocados por bens ou serviços verdes em Matosinhos. Como exemplo, podem ser aplicados nas facturas de electricidade referentes ao carregamento de veículos eléctricos, ou descontos na aquisição de serviços culturais, entre outros.

A empresa fez saber, em comunicado, que vai ainda entregar às cinco corporações de bombeiros de Matosinhos 10 trotinetes eléctricas para que se desloquem de forma gratuita pela cidade, através de um transporte mais sustentável.

Para comemorar a chegada a Portugal, a Spin vai disponibilizar um crédito de cinco euros para todos os utilizadores que descarregarem a app oficial no primeiro mês deste serviço.

Felix Petersen, responsável europeu da Spin, afirmou que «estamos entusiasmados por trazer a primeira das nossas frotas de trotinetes eléctricas a Matosinhos, uma cidade que tem desenvolvido projectos inovadores de mobilidade para tornar a sua cidade cada vez mais inteligente e sustentável. Espero que este lançamento seja o primeiro de muitos em Portugal, tendo como objectivo fornecer serviços de trotinetes, mas também bicicletas partilhadas».

Filippo Brunelleschi, responsável ibérico da Spin, referiu também que «a Spin vê este projecto de mobilidade com Matosinhos, com um objectivo claro de criar um caso de mobilidade a nível europeu e demonstrar a outras cidades portuguesas que a Spin está disponível para oferecer as suas várias soluções de micromobilidade».

De recordar que a empresa opera actualmente em 70 cidades e 25 campus universitários em todo o mundo e emprega cerca de mil pessoas.

Artigos relacionados