Mathew Walzer queria apertar os ténis, a Nike ajudou
Mathew Walzer nasceu com paralisia cerebral e, apesar de ter ultrapassado praticamente todas as barreiras que os médicos não acreditavam ser possível, ainda vive com algumas limitações, especialmente no que diz respeito à flexibilidade das mãos. Por isso, tem dificuldades em apertar os ténis sozinho, ou melhor, tinha.
Em 2012, publicou uma carta aberta à Nike onde dizia que o seu sonho era ir para a universidade sem a preocupação de ter alguém consigo para lhe atar os ténis. «Tenho 16 anos. Usei sapatos de basquetebol Nike toda a minha vida, porque preciso de apoio nos tornozelos. Visto-me sozinho, mas os meus pais ainda têm de me atar os sapatos, o que é extremamente frustrante e embaraçoso», escreveu o jovem norte-americano.
Na altura, Tobie Hatfield, designer da Nike criou um protótipo daquilo que hoje é o modelo Flyease e entregou-lhe. Inspirada no caso de Mathew Walzer, a Nike continuou a desenvolver ténis especialmente para pessoas com deficiências e limitações físicas e que inclui um fecho. Agora, já não é precisa a ajuda dos pais.
Para além de já conseguir calçar-se sozinho, Mathew Walzer cumpriu também o sonho de conhecer o seu herói de basquetebol, LeBron James.