Material escolar e produtos para casa e desportivos são os mais procurados na segunda quinzena de Agosto
Após uma análise à actividade dos consumidores portugueses durante Agosto, o comparador de preços KuantoKusta conclui que o material de escritório e papelaria (+45,45%), os produtos de casa e decoração (+32,34%) e os artigos de desporto (+27,78%) registaram as maiores subidas de procura na última quinzena do mês.
Também a puericultura e brinquedos (+18,66%), informática (+13,11%), animais de estimação (+9,28%), gaming (+8,93%), imagem e som (+7,11%), bricolagem e construção (+5,77%) e moda e acessórios (+5,47%) registaram uma variação positiva entre 15 e 31 de Agosto.
«O mês de Julho foi a altura em que os portugueses tiveram de enfrentar o calor e isso reflectiu-se na corrida aos artigos de climatização e até de jardim. Com a aproximação do início do ano lectivo, o aumento da procura por material escolar é natural e expectável, e são as mochilas e calculadoras (especialmente as gráficas), os mais procurados por serem os mais caros e, por isso mesmo, com maior peso no orçamento dos pais e encarregados de educação», explica, em comunicado, André Duarte, director Comercial do KuantoKusta.
As faixas etárias com maior poder de compra, compreendidas entre os 35 e 44 anos e os 45 e 54 anos, continuam a representar a maior fatia dos consumidores online (25,36% e 20,72%, respectivamente). As faixas etárias abaixo são as nativas digitais e com um mindset de compra naturalmente online: o grupo dos 18 aos 24 anos compõe 10,95% dos utilizadores e a faixa dos 25 aos 34 anos representa 18,38%.
Quanto à localização, é no litoral que se encontra a maioria dos consumidores online, sendo os distritos de Lisboa (36,33%) e do Porto (28,72%) os mais expressivos, seguidos de Braga (5,8%), Setúbal (5,59%) e Aveiro (4,26%).