Mastercard diz adeus às bandas magnéticas dos cartões em 2024
Dentro de três anos, a Mastercard irá dar início ao processo de eliminação das bandas magnéticas dos seus cartões. O plano é que este elemento deixe de fazer parte dos cartões por completo até 2033.
Segundo a Mastercard, as bandas magnéticas passaram a fazer parte do dia-a-dia no início da década de 60, sendo uma inovação amplamente atribuída à IBM. “Abriu o caminho para os terminais de pagamentos electrónicos e cartões com chip, oferecendo maior segurança e autorização em tempo real, ao mesmo tempo que torna mais fácil para os negócios de todos os tamanhos aceitar cartões”, indica a empresa em comunicado.
No entanto, o mundo continua a evoluir e a data de validade das bandas magnéticas está a chegar ao fim. “A Mastercard é a primeira rede de pagamentos a eliminá-las gradualmente.”
Porquê? A empresa aponta tanto para as mudanças de hábitos dos consumidores como para o desenvolvimento de novas tecnologias. Segundo a Mastercard, os novos cartões com chip contêm microprocessadores mais capazes e seguros e, além disso, começam a surgir os cartões biométricos com impressões digitais que verificam a identidade do portador.
“Com base no declínio dos pagamentos com bandas magnéticas depois da ascensão dos pagamentos com base em chips, os novos cartões de crédito e débito da Mastercard não terão de ter uma banda a partir de 2024, na maioria dos mercados”, revela a companhia.