Máscaras faciais que se podem comer ou produtos de cosmética? Os dois!
Há três anos, a actriz Salma Hayek deu que falar ao lançar uma linha de produtos que tanto podiam ser máscaras faciais como sumos saudáveis. Em parceria com a Juice Generation, os smoothies que resultaram desta colaboração podiam ser colocados na cara ou bebidos ao pequeno-almoço. Ingredientes como açaí, papaia ou abacate prometiam ser benéficos para ambos os casos.
Embora esta ideia em particular possa soar um pouco estranha, a verdade é que a utilização de alimentos na preparação de tratamentos de pele já não era algo propriamente novo na altura e, agora, ainda é mais fácil encontrar receitas que juntem ingredientes da cozinha. Basta uma pesquisa rápida na internet para obter dezenas de resultados.
O processo que se segue, porém, poderá ser longo: experimentar é a única forma de descobrir qual a máscara caseira que melhor funciona para cada pessoa, tipo ou problema de pele.
Kendall Jenner, por exemplo, é fã da combinação clara de ovo e limão. Numa publicação partilhada no seu blog, a modelo conta que é este o segredo do combate ao acne. Basta bater a clara de um ovo, juntar sumo de meio limão e envolver tudo. Aplicar a máscara durante 30 minutos, lavar a cara e contemplar o resultado ao espelho são os passos seguintes.
Continuando no mundo das celebridades, Kate Middleton também tem um truque. A duquesa de Cambridge gosta de espalhar um pouco de Nutella no rosto, segundo adianta a sua consultora da beleza, Debora Mitchel. Em entrevista ao canal britânico ITV, a especialista garantiu que Nutella, um pouco de açúcar e bálsamo labial são os ingredientes da máscara que Kate Middleton prepara.
Por falar em açúcar, este é também um dos ingredientes mais utilizados em esfoliantes caseiros. Basta juntar açúcar e mel, por exemplo, para remover células mortas e abrir espaço para a rotina de hidratação.
Quando as máscaras caseiras não funcionam, poderá ser necessário recorrer a opções desenvolvidas em laboratório. Deixamos em baixo sugestões de cremes e outros tratamentos assinados por marcas como Biotherm, Lush, Vichy ou Nuxe: