Marvila vai acolher o primeiro festival de música adaptado
No dia 29 de Maio, o Passeio Marítimo de Marvila, em Lisboa, vai receber o primeiro festival de música adaptado, pensado para pessoas com deficiência ou incapacidade.
Promovido pela SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, o evento irá decorrer numa estrutura ao ar livre, com uma zona de restauração concebida para pessoas em cadeiras de rodas, zonas de conforto para que possam assistir ao festival e zonas de encosto de bastão para garantir conforto e facilidade de deslocação dentro do recinto. Os WC’s portáteis disponíveis no recinto também serão adaptados a pessoas com mobilidade reduzida.
O Festival SPEM terá actuações de bandas como Voodoo Marmalade e The Pilinha, mas também aulas de dança e uma corrida de cadeiras de rodas, proporcionada pela Escuderia Castelo Branco, que contará com a participação dos atletas paralímpicos André Venda e Telmo Pinão.
De acordo com a SPEM, o festival pretende juntar pessoas com deficiências, incapacidades ou doenças neurodegenerativas oriundas de todo o País, que se sentem «muitas vezes excluídas da participação activa em espectáculos e festivais, onde se sintam integradas.»
Os bilhetes para o Festival SPEM terão um custo entre 2,5 e 5 euros e poderão ser adquiridos exclusivamente através da MEO Blueticket. O objectivo é o de angariar fundos para que «todos os que dependem da SPEM vejam os seus direitos garantidos de forma a viver com dignidade e todos os cuidados assegurados.»