Martech, o grande aliado das vendas online
Por Paulo Oliveira, especialista em Marketing Digital da Primavera BSS
Estamos na era digital e cada vez mais as empresas investem em ferramentas digitais para levar a cabo as suas actividades de marketing. No entanto, existe uma panóplia de ferramentas ao dispor dos profissionais de marketing e escolher as ferramentas certas nem sempre é uma tarefa fácil. É aqui que entra a elaboração de uma boa estratégia de martech num universo de ferramentas em constante crescimento.
O que é o Martech e quais os benefícios para as empresas?
Conquistar objectivos e metas de marketing recorrendo a tecnologia: é esta a finalidade do Martech. No fundo, trata-se de um grupo de tecnologias utilizadas pelos profissionais de marketing para executar, analisar e melhorar as suas acções de marketing ao longo do tempo. A junção de dois conceitos de Marketing e Tecnologia (Marketing + Technology) aplica-se a qualquer ferramenta digital que ajude na optimização e integração de processos de marketing, que facilite tarefas e aumente a eficácia e a organização das acções de marketing dentro das empresas.
Recorrer a ferramentas de marketing integradas oferece vários benefícios, como a agilidade na execução de tarefas rotineiras, através da automatização de processos e de integrações entre as ferramentas, permitindo aos profissionais assumir um papel mais estratégico e com maior valor acrescentado.
O Martech em constante evolução
Há mais de uma década que as ferramentas se multiplicam. Em 2011, havia apenas 150 ferramentas disponíveis e, em 2020, assistimos à presença de mais de 8.000 tecnologias, segundo a “Marketing Technology Landscape”, feita por Scott Brinker (co-founder do principal evento de Martech a nível global, Martech Conference, que reúne uma vasta comunidade de entusiastas digitais, para abordar os principais desafios e oportunidades no universo das Martech. Criou também em 2008 o blog Chief Marketing Technologist, onde escreve sobre vários temas ligados ao Marketing e Tecnologia).
Olhando para o panorama actual, para Scott Brinker não seria uma surpresa que o número de ferramentas em 2021 se aproxime da marca das 10.000. Nesta entrevista, Scott aborda tópicos como o crescimento exponencial de ferramentas em 2021 e como a COVID-19 veio acelerar ainda mais esse crescimento.
Face a esta constante evolução e ao nascimento de cada vez mais ferramentas digitais, fica difícil perceber em que ferramentas devemos investir e quais poderão trazer mais retorno aos nossos negócios.
Como escolher as ferramentas certas no vasto universo das Martech?
Utilizar plataformas para fazer email marketing, ou ir ao CRM para consultar as leads, são alguns exemplos de ferramentas de martech que, hoje, temos ao nosso dispor. E no meio de tanta diversidade de plataformas, multiplicam-se as questões dentro dos departamentos.
Será que essas ferramentas estão a simplificar e a agilizar as tarefas diárias? Será que estão a ser rentáveis face ao investimento efectuado e ao desempenho desejável? E será que o tempo que investimos nessas ferramentas justifica o investimento feito?
Estas são apenas algumas questões que devemos levantar, não só no momento de decidir em que ferramenta devemos investir, mas também numa avaliação interna sobre as ferramentas actualmente em uso para implementar a estratégia de marketing.
Resumidamente, devemos ter em consideração os seguintes pontos no momento de escolher as ferramentas:
- Impacto no sistema actual
- Recursos e tempo gasto
- Integração com outras ferramentas via API, ou outro tipo de integração
- Adopção e aproveitamento da ferramenta
- Investimento
Existem algumas plataformas que nos podem ajudar a responder a estes pontos, como é o caso da g2.com, um site que ajuda a inspirar e a avaliar ferramentas com base em comentários e avaliações dos utilizadores. Outra plataforma que é especialmente focada em ferramentas de marketing, o cabinetm.com, permite-nos comparar, visualizando as vantagens e as desvantagens face a outras ferramentas, de forma a percebermos se uma determinada ferramenta responde às necessidades em causa.
E a sua empresa, já tem uma estratégia de Martech implementada?
Já não é novidade nenhuma que a pandemia obrigou as empresas a apostar nas vendas online, pois só assim foi possível continuar a gerar alguma receita. Apesar do ecommerce já ser uma realidade antes da crise de saúde pública mundial, com esta crise sanitária assistimos a uma verdadeira explosão das vendas online. E as tendências apontam para um crescimento contínuo e cada vez mais acentuado das vendas através da internet.
Face a esta grande mudança no comportamento de consumo, não há volta a dar! As empresas têm mesmo de colocar os seus produtos e serviços disponíveis online, seja através de lojas próprias online, ou através de marketplaces digitais. Hoje já é muito simples criar uma loja online ou aderir a um marketplace digital e vender lá os seus produtos, tudo de forma integrada com o seu sistema de facturação, para que o controlo do negócio se mantenha simples. Também já existem ferramentas para automatizar a facturação do seu negócio online.
Seja qual for a escolha, para atrair clientes à sua loja virtual, terá mesmo de aprofundar o tema do marketing digital e das martech. E não se esqueça: para que a tecnologia contribua para o sucesso do seu negócio, é importante que haja uma estratégia que conduza sempre à avaliação, implementação, adopção e evolução dos sistemas dentro de cada departamento de marketing.