Mars Portugal quer reforçar distribuição
Mesmo em mercados maduros, como o de petcare, Malte Damman acredita ser sempre possível crescer. Gosta, como diz, de «olhar para todas as oportunidades e analisar uma a uma antes de saltar para “the next big thing”».
Há alguns meses à frente da Mars Portugal (multinacional com marcas tão fortes como uma M&M’s, Twix, Pedigree ou Sheba), começou por avançar com um programa orientado para as pessoas – «os colaboradores têm que estar envolvidos» para se conseguir melhores resultados, acredita.
O próximo desafio passa por uma análise detalhada ao mercado, por estudar marca a marca, «melhorar a distribuição e aumentar os momentos de consumo através da inovação».
Em 2007 houve a mudança de Masterfoods para Mars Portugal Incorporated num trabalho de uniformização da designação social face aos restantes países onde a companhia opera. Que resultados e que principais mais-valias?
Até hoje, os benefícios foram 55% a nível interno. Os colaboradores aumentaram a identificação com a empresa, o que é muito importante. É fundamental que os colaboradores estejam envolvidos e empenhados no seu trabalho. E isso é mais fácil quando estão a trabalhar para uma empresa chamada Mars do que para uma Masterfoods, que nunca perceberam…
… mas porquê?
Masterfoods não tem uma dimensão global. Alguns negócios na Austrália tinham a marca Masterfoods, mas não era percepcionado como se este fosse o nome de uma companhia global.
Por Maria João Vieira Pinto
PARA LER O ARTIGO NA INTEGRA, CONSULTE A EDIÇÃO IMPRESSA (Nº158)