Mars Petcare tem nova ferramenta para avaliar a saúde e o bem-estar dos cães
A Mars Petcare tem uma nova ferramenta para avaliar a saúde e o bem-estar do melhor amigo dos humanos, o cão. Investigadores da empresa pertencentes às equipas do Instituto de Ciências Waltham Petcare e do Hospital Banfield Pet fizeram uma avaliação da qualidade de vida, saúde e bem-estar dos animais de estimação através de inquéritos a donos de 2.813 cães, compreendendo o seu comportamento e actividade.
Os resultados demonstram que os níveis de mobilidade e energia são menores em cães com osteoartrite, os níveis de sociabilidade e felicidade diminuem à medida que os cães envelhecem e desenvolvem doenças crónicas, e que o apetite dos animais é menor em cães com doenças dentárias.
«Do ponto de vista de um veterinário, este estudo da condição geral e da qualidade de vida de um animal de estimação fornecerá informações valiosas sobre como os cuidados veterinários podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação», afirma, em comunicado, Jennifer Welser, directora Médica da Mars Veterinary Saúde, acrescentando que, com base nestes conhecimentos, é possível perceber quais os tratamentos e intervenções que têm impacto mais positivo na saúde e bem-estar dos animais de estimação.
O estudo pode ainda servir de suporte para futuras aplicações ou ferramentas digitais que veterinários e tutores podem utilizar para monitorizar de forma mais precisa o bem-estar e a saúde dos cães em qualquer fase das suas vidas, bem como perceber quais os tratamentos e intervenções que estejam a contribuir mais significativamente para a saúde dos animais de estimação.