Marriott adquire grupo hoteleiro africano
A cadeia hoteleira Marriott anunciou ter chegado a acordo para a compra da Protea, um dos maiores grupos hoteleiros de África com um total de 116 unidades naquele continente.
O negócio, que engloba as três marcas da Protea (Protea Hotels, Protea Hotel Fire & Ice! e African Pride Hotels), vai permitir à companhia norte-americana praticamente duplicar o número de quartos em África.
Em comunicado, citado pela Bloomberg, a Marriott anuncia que, após a conclusão da transacção, terá disponível no mercado africano um total de 23 mil quartos, tornando-se num dos maiores operadores hoteleiros de África. Até agora, a cadeia norte-americana tinha apenas 10 hotéis em África e todos em países do Norte do continente.
Ora, os hotéis da Protea estão localizados na África do Sul (80 unidades) e noutros seis países da África subsariana, nomeadamente na Nigéria, Zâmbia, Namíbia, Malawi, Uganda e Tanzânia, o que significa que, com este negócio, a Marriott expande também a sua presença geográfica no continente africano.
Os 116 hotéis da Protea disponibilizam mais de 10 mil quartos e contam com cerca de 23 mil trabalhadores. Os contornos da operação de aquisição, que deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2014, não foram divulgados.