MARO cantou e encantou. As vacas felizes que o digam!
MARKETEER CONTENTSA marca de lacticínios Terra Nostra convidou MARO para dar música a uma plateia muito especial. Nos pastos verdejantes dos Açores, a cantora e compositora deu um concerto intimista para as vacas felizes de Terra Nostra, uma iniciativa inédita que tem tanto de estranho como de mágico, e a audiência não saiu desapontada.
Realizado no pasto do Sr. Eduardo, um dos mais de 100 produtores de leite certificados pelo Programa Leite de Vacas Felizes de Terra Nostra, este concerto acústico ao vivo levou a música às vacas criadas pelo carismático Sr. Eduardo, que conhece e dá nome a cada uma das suas “meninas”, como gosta de as tratar.
Esta acção singular de Terra Nostra está em sintonia com a missão da marca, de promover o bem-estar animal, da qual faz parte a campanha “Concerto no Pasto”, inspirada por estudos científicos que comprovam que a música tem um efeito positivo na tranquilidade e conforto das vacas. Ao mostrar que as vacas respondem positivamente à música, especialmente em ambientes calmos e naturais, a marca reforçou a mensagem de que cuidar do bem-estar animal tem efeitos directos na qualidade dos seus produtos lácteos.
Como confirma o Sr. Eduardo, ao serem bem tratados, estes animais melhoram a qualidade da produção de leite. «Se trabalharmos num ambiente mais calmo, não somos mais produtivos? O mesmo acontece com as vacas: se estiverem tranquilas, com música suave, ruminam melhor a comida e produzem leite de melhor qualidade», adianta o produtor que dedica a sua vida a estes animais desde os seus 13 anos.
Além do investimento no bem-estar animal, o Programa Vacas Felizes assume um sério compromisso com mais quatro plicares: qualidade e segurança alimentar, a produção sustentável e a eficiência, e tudo começa no pasto, onde as vacas pastam livremente 365 dias do ano.
Campanha com passatempo
Este evento nos Açores contou com a presença dos quatro vencedores do Passatempo de Terra Nostra “Concerto no Pasto”, e de um grupo de influenciadores, dando-lhes a oportunidade de viver esta experiência de assistir ao vivo ao momento acústico de MARO no pasto verdejante da ilha de S. Miguel, nos Açores, para as Vacas Felizes.
A campanha pretendia aproximar o público da marca através de uma experiência inovadora e diferenciadora, criando um momento memorável tanto para os consumidores como para os influenciadores envolvidos. Com isso, Terra Nostra visou consolidar a sua imagem como uma marca que valoriza não só a sustentabilidade, mas também o cuidado com os animais, promovendo práticas responsáveis no sector do leite.
«A campanha correu muito bem! Tivemos mais de 66% de participações, o que representa um aumento significativo em relação ao ano passado. Este ano, a campanha exigia a compra de produtos Terra Nostra, o que já por si é um excelente resultado. Registámos um grande crescimento em vendas, mas o mais importante foi o impacto na notoriedade e nos indicadores estratégicos de marca e da sua imagem», refere Yvan Mendes, Marketing Manager de Terra Nostra, acrescentando que «o Programa Vacas Felizes é um conceito único e proprietário que queremos alimentar na estratégia a médio e longo prazo da marca. Queremos que seja consistente e que o consumidor associe Terra Nostra não só a sustentabilidade, ao cuidado com os produtores, os produtos com o sabor da pastagem dos Açores, mas que pense que Terra Nostra é a marca das vacas felizes».
Para este concerto, MARO escolheu algumas faixas do seu último álbum, ‘Hortelã’, criando uma atmosfera harmoniosa e relaxante no meio dos pastos. Um ambiente, aliás, que MARO confessou adorar e que de alguma forma ressoa com a profissão que teria seguido se a música não tivesse falado mais alto, o de veterinária. «Se não tivesse seguido a música, provavelmente estaria num sítio como este, em contacto directo com os animais. Foi incrível poder juntar as duas coisas, e ainda por cima aqui. Adoro os Açores, especialmente São Miguel, e não vinha cá desde os seis anos», adianta a cantora.
Sobre o Programa Vacas Felizes, MARO considerou que é «incrível porque, infelizmente, em muitos lugares, as vacas são criadas em condições muito precárias e perturbadoras. É fantástico que aqui estejam soltas e bem tratadas. O senhor Eduardo conhece todas pelo nome e está aqui com elas, o que é incrível. Gostava que isto fosse um exemplo para o resto do mundo».
Para os mais curiosos, o concerto pode ser ouvido na íntegra aqui.