Marketplace online Dott recebe Mercado de Sabores da Região de Coimbra
Coimbra é a Região Europeia da Gastronomia 2021-2022, mas o título não pode ser celebrado da forma que os produtores gostariam. Com as restrições necessárias devido à pandemia, o foco vira-se, por isso, para o mundo online através da criação de uma versão virtual do Mercado de Sabores da Região de Coimbra.
Fruto de uma parceria entre o marketplace Dott, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e os CTT, o mercado online visa apoiar os produtores através da criação de uma ponte entre os produtos que têm para vender e os clientes interessados em comprar. A iniciativa arranca já na próxima quarta-feira, dia 14, e estende-se até Outubro.
Segundo Gaspar d’Orey, CEO do Dott, esta é já a segunda vez que o Mercado de Sabores da Região de Coimbra acontece através deste shopping online, o que significa que estão a fazer «um bom trabalho em levar a todo o País as tradições de cada região e que as feiras tradicionais já conquistaram o seu espaço no online, sendo hoje um verdadeiro caso de sucesso».
Tal como acontece com os restantes mercados que já passaram pelo Dott, basta seleccionar os artigos pretendidos e esperar que os CTT toquem à porta. Garpar d’Orey considera que esta é uma forma «de alargar as vendas destes produtores, mas também de divulgar estes certames e as suas regiões para Portugal inteiro».
Do lado da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o presidente José Carlos Alexandrino sublinha que «a gastronomia é uma das mais fortes manifestações do quotidiano e dos valores de uma região» e que a realização de actividades como este mercado «pode contribuir para a valorização da cultura local, do turismo, criação de emprego e outros benefícios materiais e imateriais».
Está prevista a participação de produtores dos vários municípios da região, com produtos tão diferentes como Queijo Serra da Estrela DOP de Oliveira do Hospital e Tábua, Queijo Rabaçal DOP de Penela, vinho da Bairrada e Dão, doçaria conventual de Coimbra, mel da Lousã, aguardente de Medronho da Pampilhosa da Serra, entre outros.