Marketing nas redes sociais não incrementa vendas mas cria embaixadores
As marcas que utilizam as redes sociais para incrementar as suas vendas estão… enganadas. A conclusão é de um estudo realizado pela consultora Gallup, que demonstrou, ainda assim, que o marketing nas redes sociais é um bom caminho a seguir, quando combinado com outras estratégias que potenciem o word of mouth offline. Desta forma, os seus actuais clientes e fãs convertem-se em embaixadores da marca, avança o ClickZ, em informações publicadas pelo Marketing News.
Ainda que os esforços nas redes sociais possam não levar os seguidores de uma marca a comprar os seus produtos, podem ser úteis no que toca a potenciar recomendações que convencem outros utilizadores.
A pesquisa levada a cabo pela Gallup envolveu mais de 17 mil utilizadores das redes sociais e fez notar que os novos seguidores de uma marca estão dispostos a testar um produto ou serviço se lerem recomendações positivas por parte de actuais clientes nestas redes online.
A mesma consultora assegura que os consumidores fiéis estão mais dispostos a recomendar uma empresa do que a criticá-la. Daí que uma das chaves da estratégia nas redes sociais passe por centrar os esforços em agradar e fidelizar este tipo de utilizadores.