Marketing Inclusivo
Por Sónia Nogueira, docente e coordenadora de Marketing do 1.º ciclo da Universidade Portucalense
O Marketing Inclusivo assume-se como uma nova tendência em marketing, já que cada vez mais empresas têm vindo a compreender a sua importância e passaram a integrar na sua comunicação grupos minoritários, considerando a componente da inclusão na sua estratégia de marketing. A própria sociedade, cada vez mais sensível à forma como as marcas abordam esta realidade, tornou-se um motor de ajuda à implementação de acções de Marketing Inclusivo.
Na prática, o Marketing Inclusivo passa pela criação de uma estratégia de reflexão do mundo real que contemple a inclusão de grupos que durante anos nunca apareceram retratados na comunicação (exemplo: certos grupos raciais, LGBT, pessoas com deficiência física ou mental, mulheres associadas a certas actividades tradicionalmente masculinas, etc). O Marketing Inclusivo vem traçar um novo rumo do marketing numa óptica multirracial e multicultural, de igualdade, onde a diferença passa a ser valorizada e reconhecida. A comunicação passa a ser um espelho da sociedade, deixa cair estereótipos e procura chegar ao consumidor de forma multifacetada mostrando um grau de compreensão e integração (raça, sexualidade, religião, classe social) que se coaduna com a realidade e o novo dia-a-dia do consumidor.
Por outro lado, são os próprios consumidores que monitorizam a adoçpão, ou não, deste tipo de comportamento por parte das marcas e valorizam as marcas que aderem a este movimento demonstrando capacidade de repensar novos modelos assentes nos seguintes princípios:
- Todos são diferentes e todos importam. Diferenças de idade, género, classe social, religião, etnia… integrar as diferenças no plano de marketing das marcas permitirá que consumidores com múltiplas características e formas de pensar se revejam nos comportamentos transmitidos pela marca;
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- Reflectir o mundo real tal como ele é. Os consumidores têm rotinas, histórias, formas de ser e estar. O importante será considerar essas vivências simples, mas reais e incorporá-las na comunicação das marcas de forma natural – a melhor criatividade tem de vir daí!;
- Uma estratégia de dentro para fora. Assumir um posicionamento de Marketing Inclusivo requer a inclusão da própria equipa interna da empresa, pois só é possível se toda a empresa/marca assumir a inclusão e a diversidade como uma medida global. Colaboradores envolvidos serão a chave para o sucesso deste novo modelo.
Assim, a adopção de uma estratégia de Marketing Inclusivo busca reflectir toda a diversidade da sociedade, retratando pessoas reais e o seu dia-a-dia, tornando a diferença uma arma natural de comunicação e emergindo como uma área ainda com forte potencial de crescimento e desenvolvimento para as marcas. Ficar de fora desta corrida pode significar a morte de muitas marcas!