Marketing global avaliado em 1,5 milhões de milhões
A indústria do Marketing a nível global está avaliada em 1,7 milhões de milhões de dólares, algo como 1,5 milhões de milhões de euros. O valor é apontado num relatório elaborado pela Redburn e PwC e representa uma subida em relação às estimativas apresentadas anteriormente.
De acordo com o relatório, reportado pelo site The Drum, o valor elevado não é, contudo, sinónimo de bons ventos para o sector. Existem sinais de turbulência, especialmente na área de “paid media”, ou seja, publicidade exibida em meios que envolvem custos. Do total dos gastos em publicidade, a Redburn e a PwC indicam que a “paid media” terá passado de um peso de 42% em 2015 para 37% em 2018.
O investimento tem vindo a passar destes meios pagos para meios próprios, como é o caso do site e blog das marcas, e tecnologias de marketing. Bianca Dallal, partner na Redburn, comenta que a evolução dos gastos em marketing terá um impacto profundo na forma como agências, meios e marcas trabalham: «O nosso estudo revela que à medida que os orçamentos se distanciam de “paid media”, a dependência nos intermediários cai, com implicações negativas para as agências tradicionais.»