Marketing direcionado para smartphones: A importância de marcar presença no mercado de dispositivos móveis

A presença digital é essencial para qualquer pessoa ou empresa que queira apresentar um produto ou serviço de forma eficaz, uma vez que atualmente grande parte dos clientes se encontra online e consome a informação que lhe chega maioritariamente através das plataformas digitais.

Outro facto importante é que o telemóvel é atualmente o dispositivo favorito dos portugueses para acesso à internet, que o utilizam inclusive para compras online, consumo de informação, entretenimento e até trabalho. Sabendo disto, é imprescindível que as empresas se adaptem e utilizem ferramentas e estratégias de marketing direcionadas para smartphones.

Fique a conhecer algumas das estratégias de marketing mobile que podem ser soluções interessantes para a sua empresa se destacar no mercado.

O conteúdo não pode ser o mesmo

Apesar de os smartphones apostarem cada vez mais no aumento do tamanho do ecrã, este será sempre mais reduzido do que o de um desktop ou tablet, e isso não deve ser descurado quando a sua empresa quiser comunicar com o público-alvo.

Uma forma de conseguir chegar aos seus clientes é adaptar o conteúdo aos vários dispositivos utilizados como meio de comunicação, sendo que um conteúdo otimizado para telemóveis deverá apostar em conteúdo direto, relacionado ao tema principal com títulos atrativos e sem rodeios. Lembre-se de que o cliente deseja obter a informação que procura de forma rápida, resumida e de fácil compreensão.

No que a smartphones diz respeito, se deseja comunicar com os seus clientes tenha em mente três coisas: títulos eficazes que fazem com que as probabilidades de clicarem no seu site seja maior, parágrafos curtos que permitam uma leitura rápida, conteúdo claro e com recurso a apelos de ação claros que mostrem exatamente o que pretende que os seus clientes façam, prestando especial atenção ao formato e impacto das suas CTAs (‘call to action’).

A sua empresa não tem tempo a perder

Estudos referem que os ‘marketeers’ têm apenas 2 segundos para conseguir captar a atenção dos consumidores digitalmente. Como facilmente se percebe, 2 segundos é muito pouco tempo e exige que uma empresa que deseje destacar-se das demais tenha obrigatoriamente de trabalhar em conteúdo eficaz, pois caso contrário facilmente passará ao lado dos consumidores.

Isto é especialmente importante se estivermos a falar de comunicação através de anúncios onde se recomenda que mostrem exatamente o que pretendem oferecer no pico da atenção dos consumidores, ou seja, nos primeiros 2 segundos de anúncio.

Na prática, como tudo isto funciona?

Mais de 80% dos internautas utilizam o smartphone para procurar online e de acordo com a nossa publicação de Agosto de 2020 o investimento publicitário em mobile dispara 71%. Com isto em mente, no campo do lazer podemos dividir a procura online em smartphones em dois grandes campos: a busca de adquirir algo ou a busca por algo que entretenha o consumidor.

Veja alguns exemplos que podem ser considerados boas estratégias na otimização de conteúdo para smartphones e que podem servir de inspiração para a sua empresa.

Quando o consumidor deseja comprar algo para oferecer

Neste exemplo específico, o consumidor até pode ter um produto já em mente, mas aquilo que mais deseja é um conteúdo simples e em que seja fácil de encontrar aquilo que procura. A Etsy é um website de ‘e-commerce’ onde se pode comprar e vender artigos feitos à mão ou de colecionador. Isso significa que quem acede a este site como comprador tem um entre dois possíveis objetivos: a procura de um item específico ou de uma categoria específica.

Este website está otimizado de forma a responder a ambas as procuras, disponibilizando a opção de procura por itens ou lojas ao mesmo tempo que mostra fotos miniaturas de artigos tendência respondendo rapidamente às necessidades de quem procura um presente ideal para oferecer.

O consumidor deseja algo que o divirta e entretenha

Neste exemplo, o consumidor está aborrecido e deseja algo para ocupar os seus tempos-mortos, como acontece numa viagem de comboio longa ou numa espera para uma consulta. As empresas que oferecem este tipo de serviço devem ter em mente que o consumidor neste tipo de situação já terá o seu tempo de concentração saturado, sendo essencial a oferta de algo simples e direto.

Angrybirds.com é um bom exemplo de como isto pode ser feito, já que acedendo ao website através do seu smartphone irá ser presenteado praticamente só com imagens e com o nome do jogo, não fazendo o consumidor perder tempo à procura do que pretende encontrar para passar o tempo.

Jogos de ‘match-3 puzzle’ são bastante populares neste tipo de situação e comumente são jogados através de dispositivos móveis, o que pode ser a oportunidade ideal para a sua empresa acoplar um anúncio simples e apelativo a este tipo de jogos, algo que já é feito por algumas empresas de marketing que o podem ajudar a redirecionar o seu anúncio para o seu público-alvo.

No caso de a sua empresa ser ela própria criadora de jogos e desejar alcançar mais pessoas, pode ser uma boa aposta perceber como outras plataformas de jogo online móvel procedem. Sites dedicados ao destaque das melhores plataformas online móvel, como a 4gnews.pt ou a tek.sapo.pt, são um exemplo disso. No ramo de casinos online, por exemplo, vemos a Casinos.pt listando plataformas de casino com oferta de jogos adaptados para dispositivos móveis, o que ajuda essas plataformas a se promoverem, visto que são confiáveis e oferecem uma grande gama de jogos com tal adaptação.

Seja qual for o produto ou serviço oferecido pela sua empresa, o que necessita reter é que os seus consumidores estão online, mais precisamente nos seus smartphones. E, caso queira ser encontrado por eles, é aí que terá também de estar.

 

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