Marketing Digital é prioritário para o desenvolvimento de médias e grandes empresas
Olhando para o próximo ano, as empresas de Média e Grande dimensão em Portugal apontam o Marketing Digital como uma das áreas prioritárias de desenvolvimento. A conclusão é do Boston Consulting Group, Google e Nova SBE, que se juntaram para elaborar um estudo sobre a evolução de Portugal em termos de maturidade digital.
A mesma análise mostra que Investigação & Desenvolvimento de produto e a oferta de novos serviços e produtos digitais também são áreas prioritárias para as empresas médias e grandes.
No geral, Portugal encontra-se a meio caminho na escala de maturidade digital, ocupando o segundo de quatro níveis possível. O estudo “O Caminho para um Portugal Biónico: A maturidade digital do tecido empresarial em Portugal”, realizado com base nas respostas de mais de mil empresas nacionais, mostra ainda que, o País é agora um “Digital Literate”, ou seja, ainda longe do patamar ambicionado de “Digital Leader”.
Apesar da intenção das organizações em utilizar o digital como motor das suas estratégias, existe ainda alguma inércia na sua aplicação, segundo revela o estudo.
«As ferramentas digitais foram uma tábua de salvação para muitos durante a pandemia e a maturidade digital das organizações foi essencial para a sua capacidade de resistência aos seus impactos económicos. Apostar em tecnologia, nas ferramentas certas, e nas competências digitais continuará a ter um importante papel como catalisador numa retoma que se quer inclusiva», comenta Bernardo Correia, country manager da Google.
Pedro Pereira, managing partner da BCG, acrescenta que Portugal tem um longo caminho pela frente, mas que a concretização de uma visão de maturidade digital é possível. «Depende da coerência dos esforços das empresas e das instituições públicas», sublinha, indicando ainda que a “bazuca” europeia «não será solução para todos os problemas», ainda que possa ser «um elemento importante se Portugal conseguir posicionar-se para retirar partido dela».
Neste momento, o impacto do digital na economia já ascende a 12,7 mil milhões de euros (~6% do PIB), mas, de acordo com a mesma análise, está aquém do observado noutros países europeus.