Marketing digital: as principais tendências das redes sociais para 2025

O aproximar do final de um ano traz sempre, inevitavelmente, um balanço do que foram os últimos 12 meses e o que nos esperam os próximos 12. Nesse âmbito, o Hootsuite, uma das ferramentas de gestão de redes sociais mais poderosas e reconhecidas do mercado, revela quais serão as principais tendências das redes sociais para 2025.

A partir de uma análise baseada em dados de mais de 3.800 profissionais de marketing em 99 países, a Hootsuite destaca como pilares do marketing digital a criatividade disruptiva, a inteligência artificial e o uso estratégico da escuta social.

No que toca à “criatividade disruptiva”, o relatório revela que está a mudar a forma como as marcas comunicam com o público. Trata-se de priorizar conteúdos que divertem, educam ou informam, em vez de simplesmente promover produtos. 48% das empresas inquiridas afirmam que mais de 60% do seu conteúdo é orientado para estes objetivos não comerciais, enquanto um quarto delas dedica até 100% da sua estratégia ao marketing de conteúdo de entretenimento. Esta abordagem alinha-se com as previsões de “coragem criativa” do TikTok, onde marcas e criadores adotam narrativas mais ousadas e envolventes, assumindo o risco dessas mesmas abordagens.

Outra tendência notável é a de escuta social, uma ferramenta que se tornou essencial nas estratégias de marketing digital para 2025. Esta é uma prática no marketing digital que consiste em monitorizar ativamente as redes sociais, fóruns, blogs e outras plataformas online para compreender o que os consumidores dizem ou pensam sobre uma marca, produto, serviço ou tópico específico.

De acordo com o relatório, 62% dos profissionais de marketing já usam ferramentas de escuta social, priorizando-as em vez de atividades como publicação de conteúdo. Esta prática permite não só identificar tendências emergentes em tempo real, mas também compreender melhor as conversas em torno da marca, a sua concorrência e as necessidades do consumidor.

Uma das maiores vantagens da escuta social é a capacidade de vincular esforços de redes sociais a resultados comerciais tangíveis. As organizações que utilizam esta ferramenta relatam até 76% mais confiança no retorno sobre o investimento (ROI) das principais plataformas, como Instagram, TikTok e LinkedIn, em comparação com aquelas que não o utilizam.

Por fim, a tecnologia. A inteligência artificial (IA) redefinirá as estratégias de marketing digital, consolidando-se como um aliado fundamental das marcas no próximo ano, segundo o relatório.

Os números demonstram isso mesmo: 69% dos especialistas consideram a IA uma tecnologia revolucionária que está a transformar a forma como o conteúdo é criado e as estratégias em torno dos produtos. Em apenas um ano, o uso de ferramentas generativas de IA cresceu até 180%. Este boom responde à necessidade de manter uma presença constante nas redes sociais, onde são necessárias entre 48 e 72 publicações semanais para se manter competitivo.

Até 2025, a IA será uma ferramenta tática e um parceiro estratégico para as organizações que desejam estar à frente. As empresas que integrarem capacidades avançadas de IA nos seus processos não só alcançarão maior eficiência, mas também desbloquearão novas oportunidades de mercado.

Por fim, a combinação destes três pilares apresenta-se como uma estratégia infalível para as marcas que queiram ser bem-sucedidas. Ou seja, arriscar no conteúdo, recorrer à tecnologia através de ferramentas de IA e ouvir os consumidores é a tendência central neste relatório, destacando-se esta combinação como a chave para o sucesso.

Artigos relacionados