Mark Zuckerberg campeão das citações nos media online
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, é o líder mais citado nos meios de comunicação online a nível global. A conclusão é da Cision, numa análise comparativa com os 10 líderes de empresas da área tecnológica que figuram no ranking das maiores fortunas do mundo da revista Forbes.
O CEO da rede social registou 263 057 referências em artigos noticiosos online. Já Bill Gates, fundador da Microsoft e n.º 1 da lista geral da Forbes com uma fortuna de 76 mil milhões de dólares, fica em 2.º lugar no ranking das referências, num total de 201 701 menções.
Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft, aparece na 3.ª posição com 155 716 menções em notícias, e o 4.º lugar é ocupado por Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon, com 90 154 referências. Larry Page, CEO da Google, e Jack Ma, presidente do Conselho de Administração da chinesa Alibaba Group Holding, aparecem na 5.ª e 6.ª posições da tabela, contabilizando 67 555 e 52 649 referências, respectivamente.
Larry Ellison, CEO da Oracle, é o 7.º do ranking mediático, seguido do co-fundador e actual director de projectos especiais da Google, Sergey Brin, 8.º no ranking da Cision.
“A título de curiosidade, o CEO da Apple, Tim Cook, recentemente em foco nos meios de comunicação mundiais por ter assumido publicamente a sua homossexualidade, uma personalidade que não figura entre as maiores fortunas do sector tecnológico, obteve o expressivo registo de 260 905 referências em notícias online em todo o mundo, desde Janeiro de 2014. Este registo levaria Tim directamente ao 2.º lugar deste ranking mediático”, considera a Cision.
Os dados analisados dizem respeito ao período entre Janeiro e 4 de Novembro de 2014.