Mariano: reinventar uma marca com mais de 70 anos

Marca de calçado de luxo, a portuguesa Mariano está-se a reinventar depois da entrada de novo accionista no capital da empresa. Reforçou o online, quer caminhar a passos firmes nos mercados externos, promete estender à marroquinaria e, em breve, abrirá a sua primeira loja física, em Lisboa.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Chama-se Mariano, faz sapatos há mais de 70 anos como se fossem peças de artesanato. Pelo que não é de estranhar que o seu patamar de preço inicial ronde os 300 euros.

A Mariano Shoes começou em 1945 em São João da Madeira, pelas mãos de Manuel de Almeida Jorge, mestre artesão. Agora na quarta geração, a família de Manuel mantém o espírito vivo. Pelo meio, em Maio de 2019, a All Around Shoes entrou no capital da empresa com um investimento de 1 milhão de euros, mantendo as pessoas e o processo de confecção. Em Março de 2020, Fátima Oliveira chegava como directora executiva e, logo em Outubro, seria lançada a primeira colecção de mulher com oito modelos inspirados na tipologia do calçado Mariano para homem.

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Março de 2021 da revista Marketeer.

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