Mariana Lima, British Council: “Discutimos oportunidades para incluir tecnologias como a IA nos nossos modelos de ensino”

Com uma vasta experiência na criação e adaptação de estratégias e conteúdos, Mariana Lima é a nova responsável pelo marketing do British Council em Portugal e traz uma visão inovadora e focada na proximidade com os alunos. Através desta nova liderança, o British Council procura continuar a fortalecer a sua posição no mercado português, oferecendo não apenas ensino de qualidade, como experiências que promovem o desenvolvimento pessoal e profissional.

Nesta entrevista, Mariana Lima dá a conhecer as suas principais estratégias para atrair e reter alunos, bem como as ações que irá implementar para dar continuidade ao legado de excelência do British Council em Portugal.

Quais são as principais estratégias de marketing que pretende implementar para reposicionar o British Council no mercado português e fortalecer a sua presença face à concorrência crescente no setor de ensino de inglês?

É importante referir que o British Council é muito mais do que uma simples escola de línguas. Através do ensino da língua inglesa e avaliação, bem como através do nosso trabalho na área da educação e da cultura, proporcionamos oportunidades a mais de 14.000 cidadãos portugueses por ano para melhorarem a sua capacidade de colaborar, trabalhar e estudar no âmbito global, quer seja através das nossas equipas de ensino e avaliação da língua inglesa, do nosso trabalho de relações culturais ou do nosso trabalho contínuo com o Ministério da Educação português, desenvolvendo metodologias de ensino bilingues e centradas no aluno.

O ensino do inglês é apenas um dos caminhos desta transformação. Trabalhamos diretamente com indivíduos para os ajudar a adquirir as competências, a confiança e as ligações necessárias para transformar as suas vidas. Através dos nossos programas, apoiamos os alunos na construção de conexões, na exploração de ideias criativas e na obtenção de qualificações reconhecidas internacionalmente – capacitando-os para moldar um mundo melhor.

Uma estratégia fundamental é melhorar e expandir os nossos cursos de verão, oferecendo experiências de aprendizagem imersivas e personalizadas que atingem um público diversificado. Estes cursos permitem-nos estabelecer contacto com mais estudantes, apresentar os nossos programas de elevada qualidade e reforçar a nossa presença no mercado português. Com esta oferta, pretendemos diferenciar o British Council e construir relações duradouras, reforçando a nossa posição como um parceiro de confiança no ensino da língua inglesa.

Que ações de marketing pretende ativar para atrair mais alunos?

Partilhar histórias mais humanas e reais. Recentemente, fizemos uma campanha de vídeo com micro-influenciadores que teve resultados muito positivos.

A comunidade de alunos e ex-alunos do British Council é muito forte e, se continuarmos a partilhar as suas histórias e a forma como o British Council teve impacto nas suas vidas – melhorando a sua confiança em falar inglês, melhorando a sua posição no mercado de trabalho e proporcionando mais oportunidades educativas – tenho a certeza de que conseguiremos chegar a ainda mais potenciais alunos.

Dominar a língua inglesa pode representar a realização de sonhos e o papel do marketing é ajudar os potenciais alunos a verem-se nessa posição.

Sabemos que o British Council é reconhecido mundialmente pela sua excelência na educação. Como pretende transmitir esta imagem de forma inovadora e moderna ao público português?

Uma das forças motrizes do British Council é a inovação. A nossa equipa investe constantemente em atualizações e formação, e discutimos  oportunidades para incluir tecnologias como a IA nos nossos modelos de ensino.

Recentemente, aumentámos a nossa oferta com uma abordagem inovadora, altamente personalizável e flexível à aprendizagem – o nosso novo curso de inglês modular. Os alunos podem escolher e combinar módulos com base nos seus objetivos pessoais, seja para fins profissionais, académicos ou sociais. Isto permite experiências de aprendizagem personalizadas e significativas. Cada módulo concluído dá direito a uma credencial digital, aumentando a motivação e o sucesso.

Para uma maior flexibilidade, disponibilizamos “Aulas flexíveis” – sessões autónomas que visam áreas específicas de melhoria ou fornecem reforços linguísticos, perfeitas para os alunos que preferem a comodidade. Proporcionamos um ambiente digital 24 horas por dia, 7 dias por semana, assegurando que os alunos têm acesso contínuo a recursos de aprendizagem e apoio, tornando as nossas ofertas mais acessíveis e adequadas às necessidades individuais.

Além disso, partilhamos as melhores práticas com outros mercados na Europa e em todo o mundo para oferecer soluções ainda melhores aos nossos alunos. Como líderes de pensamento na nossa área de investigação, não só estamos familiarizados com as tendências emergentes, como também as lideramos, moldando o futuro da educação através da nossa abordagem orientada para o futuro.

Quais são as principais iniciativas que destacam o ensino de inglês da instituição?

Um dos principais objetivos do British Council é promover uma compreensão mais ampla da língua inglesa e a inovação é uma parte fundamental desse objetivo. Promovemos a inovação através de várias iniciativas, como o ELTons Festival of Innovation e o ELTons Innovation Awards. O objetivo é contribuir para a criação de estratégias melhores e mais eficazes para o ensino e a aprendizagem do inglês, e procuramos recompensar e apoiar a implementação dessas estratégias, enriquecendo tanto a forma como o conteúdo fornecido.

Para além destes esforços, oferecemos programas globais como Teaching English, que fornece recursos valiosos para professores de inglês e formadores de professores, com base nos conhecimentos do Reino Unido e locais, bem como na visão e experiências únicas do British Council. Este programa está disponível gratuitamente e tem como objetivo capacitar os educadores com as ferramentas e os conhecimentos necessários para melhorar o seu ensino.

Outra iniciativa fundamental é o Bilingual Schools Programme, que o British Council realiza em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE). Este programa está agora na sua 14ª edição e expandiu-se este ano para os Açores. O programa capacita as escolas a melhorar a proficiência na língua inglesa, trabalhando em estreita colaboração com as equipas escolares para aumentar gradualmente a utilização do inglês no seu currículo, ajudando os alunos a adquirir competências valiosas de colaboração, estudo e utilização ativa do inglês para discutir outras áreas disciplinares. Atualmente, o programa tem um impacto em mais de 5000 crianças por ano, sendo especialmente impactante nas escolas que estão a trabalhar arduamente para integrar crianças que ainda não falam português.

Qual a importância da inovação tecnológica nas suas estratégias de marketing e na forma como o British Council está a diversificar a oferta de cursos, nomeadamente no formato online, para o público português?

Como mencionado anteriormente, a inovação e a tecnologia são cruciais para o nosso modelo de negócio.

Notámos uma necessidade crescente de flexibilidade no ensino da língua inglesa e a oportunidade de proporcionar experiências diferentes aos nossos clientes. Hoje, oferecemos modelos de aprendizagem 100% presenciais, 100% online e híbridos, o que nos permite oferecer a solução ideal para cada tipo de cliente.

Para além disso, a nossa aplicação EnglishScore oferece o teste de inglês mais acessível e económico, chega já a quase 10 milhões de alunos em todo o mundo. Construído por especialistas académicos e alinhado com as normas internacionais (CEFR), utiliza a mais recente tecnologia de IA para fornecer um teste e certificado de inglês móvel.

As nossas aulas presenciais e online e o EnglishScore oferecem uma experiência completa aos alunos – desde a avaliação do seu nível de inglês através da aplicação até ao desenvolvimento das suas competências com os nossos cursos.

Esta utilização e integração da tecnologia garante que nos mantemos na vanguarda da inovação no ensino da língua inglesa.

Como é que o British Council se posiciona globalmente em relação a outras instituições de ensino de inglês e como esse posicionamento é refletido nas suas ações e comunicação em Portugal?

O British Council é muito mais do que uma instituição de ensino da língua inglesa. É a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educativas. O nosso objetivo é apoiar a paz e a prosperidade, construindo pontes, compreensão e confiança entre as pessoas no Reino Unido e nos países de todo o mundo. Fazemo-lo através do nosso trabalho no domínio das artes e da cultura, da educação e da língua inglesa, apoiando simultaneamente a diversidade.

Combinamos de forma única a profunda experiência do Reino Unido nestas áreas com a nossa presença global, relações em mais de 100 países e acesso a jovens, criativos e educadores. O nosso trabalho ajuda a reforçar a reputação e a influência global do Reino Unido, encorajando pessoas de todo o mundo a visitar, estudar, negociar e formar alianças com o Reino Unido.

Trabalhamos com pessoas de mais de 200 países e territórios, e estamos estabelecidos em Portugal desde 1938 – um dos países onde a nossa presença é mais longa. Através das nossas ligações e parcerias, ajudamos as pessoas a adquirir as competências, a confiança e as conexões necessárias para transformar as suas vidas e moldar um mundo melhor, em parceria com o Reino Unido. Isto inclui a oferta de um ensino de alta qualidade, qualificações reconhecidas internacionalmente e oportunidades criativas, ao mesmo tempo que promovemos a compreensão mútua e a colaboração a nível global.

A nossa proposta de valor para o inglês assenta em três pilares fundamentais: ajudar os alunos a progredir efetivamente e a comunicar em inglês com confiança, aprendizagem cativante com professores especializados e métodos de aprendizagem inovadores e uma experiência de aprendizagem adaptada às necessidades dos clientes em todas as idades e níveis de inglês.

O que faz do British Council a escolha ideal para quem quer aprender inglês em Portugal?

Proporcionamos uma combinação única de qualidade e oportunidades. Além de contar com uma metodologia de ensino reconhecida internacionalmente e professores altamente qualificados, proporcionamos acesso a recursos digitais modernos e personalizados para um aprendizado flexível, tais como Premier Skills English, LearnEnglish Teens e Kids e The English Club.

Vamos para além do ensino da língua, tornando-nos uma plataforma de desenvolvimento pessoal e profissional.

Quais são as vantagens competitivas que a instituição oferece, tanto ao nível da qualidade de ensino como dos recursos disponíveis?

Somos uma instituição reconhecida mundialmente, com mais de 90 anos de história e 87 anos em Portugal, o que nos confere um elevado nível de confiança. Uma das formas de mantermos a nossa competitividade é garantirmos que temos os melhores professores e uma aposta na promoção de uma excelente experiência de aprendizagem e Safeguarding.

Investimos em tecnologia e inovação, tornando as nossas aulas dinâmicas, interactivas e agradáveis.

Para os alunos mais novos, utilizamos a aprendizagem lúdica através de jogos e atividades, tornando o processo mais natural.

Para os adolescentes e adultos, encorajamo-los a explorar situações da vida real adaptadas a cada grupo e criamos um ambiente seguro onde podem ganhar a confiança necessária para dominar o inglês.

Outro recurso para os nossos alunos é o The English Club, um grupo do Facebook exclusivo para alunos e funcionários do British Council, que oferece uma plataforma para os alunos se ligarem a colegas de todo o mundo e participarem em eventos online. O grupo inclui vídeos, artigos, questionários e atividades práticas para apoiar a aprendizagem. Os alunos também podem interagir com outros alunos e participar em eventos regulares em direto, onde os nossos professores especialistas partilham dicas e respondem a perguntas. Os tópicos incluem a melhoria das competências de escrita, entrevistas de emprego em inglês, a vida no Reino Unido e conselhos de gramática.

Também oferecemos muitos outros recursos gratuitos, tais como Premier Skills English, LearnEnglish Teens, LearnEnglish Kids e muitos mais.

Quais são as estratégias específicas que pretende implementar ao abraçar este novo cargo de marketing manager?

Venho com uma bagagem muito forte no que toca a criação e adaptação de estratégias e conteúdos e a construção de relacionamentos é algo extremamente importante para mim – quero trabalhar para aumentar a taxa de retenção e satisfação dos nossos consumidores e parceiros. Tenho a sorte de entrar num departamento muito bem estruturado e contar com uma equipa altamente qualificada – estamos a discutir novas campanhas e estratégias mais ainda é cedo para falarmos de forma mais detalhada.

Há algum foco particular que pretende dar à sua abordagem para atrair e reter alunos em Portugal?

Proximidade, procuro estar cada vez mais próxima dos nossos alunos e departamentos académico, customer service e operações. Estarei atenta às necessidades e questionamentos e trabalharei para ser a ponte entre a necessidade dos nossos alunos e a oferta que temos.

Artigos relacionados