Mariah Carey é a rainha do Natal: números nas redes sociais não enganam

No mundo das redes sociais, há fenómenos que se repetem todos os anos com uma força imparável. No Halloween, por exemplo,  a Heidi Klum e as suas máscaras puseram a internet ao rubro. Mas no Natal, a rainha é outra. Mariah Carey, sem dúvida.

Com a icónica canção All I Want for Christmas Is You, a artista não só domina as playlists, como se torna também um fenómeno cultural e comercial que gera milhões de interações nas redes sociais entre utilizadores e influencers.

A Primetag, uma plataforma de marketing, elaborou uma análise de estratégias e estatísticas por trás do reinado da cantora, com base numa análise de influencers em 31 países. Todos os anos, Mariah Carey não só lidera as playlists, como bate recordes nas redes sociais. Aqui estão alguns dados impressionantes sobre o seu impacto:

 Instagram:
  • Em outubro, 438 influencers mencionaram “Mariah Carey” em 606 publicações, alcançando um reach de 52,5 milhões e gerando um engagement rate de 1,49%.
  • Em novembro, o fenómeno cresce: 624 influencers criam 813 conteúdos, alcançando um reach de 79 milhões e um engagement rate de 2,08%.
  • No Instagram, o EMV cresce de 2,3M€ em outubro para 3,2M€ em novembro (+35%).
TikTok:
  • Em outubro, 398 influencers publicaram 500 conteúdos relacionados com Mariah, alcançando 43,5 milhões de reach e um engagement rate de 1,97%.
  • Em novembro, os números disparam: 532 influencers geram 613 conteúdos, alcançando 77 milhões de reach e um engagement rate de 7,68%.
  • No TikTok, o EMV passa de 1,2M€ para 2,2M€ (+84%).

Mariah Carey não só domina as playlists como a sua presença é estratégica. E os influencers desempenham um papel chave em amplificar o seu reinado na época do Natal:

“It’s time” , o icónico post de Mariah em todos os dias 1 de novembro, gera um engagement sem precedentes:

  • Este ano, a publicação alcançou 2,5 milhões de likes, comparado com uma média de 423,9k nos seus posts.

A sua canção All I Want For Christmas Is You chegou a 4,7 milhões de contas no Instagram e 36,8 milhões no TikTok, estabelecendo-se como o áudio mais utilizado em ambas as plataformas durante o mês de novembro.

Que podem as marcas aprender com este fenómeno?

Mariah Carey demonstra como o poder dos influencers pode amplificar um fenómeno cultural e transformá-lo numa estratégia de marketing bem-sucedida:

  • Relevância sazonal: aproveitar tendências recorrentes, como o Natal, assegura uma conexão emocional imediata com a audiência.
  • Colaborações estratégicas: trabalhar com influencers para reinterpretar um fenómeno pode estender o seu alcance e gerar um impacto real (mesmo que, neste caso, a colaboração não seja intencional).

 

 

 

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