Maria Estarreja novamente reconhecida como uma das mais influentes do mundo no retalho

Maria Estarreja, Diretora Executiva do Retail Innovation Lab da Católica-Lisbon e professora convidada nos Programas de Mestrado de Marketing e Estratégia, assim como Presidente do Knowledge Center e Diretora de Marketing Global do Grupo Lusíadas Saúde, foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como uma das personalidades mais influentes no setor do retalho a nível global.

Este reconhecimento foi atribuído no âmbito do “Top Retail Experts 2025”, promovido pela revista norte-americana Rethink Retail em colaboração com a Microsoft e a Cognizant.

O Top Retail Experts (TRE) é amplamente considerado um dos mais importantes reconhecimentos internacionais nas indústrias do Retalho e dos Bens de Consumo Embalados (CPG). A distinção anual celebra profissionais que demonstram uma liderança visionária e um contributo excecional para o desenvolvimento do setor em diversas categorias, como Academia, Analistas, Associações, Consultores, Finanças, Media, Imobiliário, Especialistas e Tecnologia. Os premiados são selecionados com base em critérios rigorosos, incluindo participações em eventos globais, publicações relevantes, e impacto mediático e académico.

Maria Estarreja foi reconhecida na categoria de Academia, que destaca profissionais cujo trabalho conecta o conhecimento académico com as necessidades práticas da indústria. A sua contribuição inclui inúmeras participações em conferências internacionais, iniciativas inovadoras no setor e uma forte presença em projetos que moldam o futuro do retalho, reflexo do seu percurso profissional e académico sólido e vasto.

“É uma honra receber este reconhecimento pelo segundo ano consecutivo. Este é um reflexo do trabalho colaborativo e da dedicação à inovação no setor do retalho. Continuarei empenhada em criar pontes entre o conhecimento académico e as necessidades da indústria, promovendo soluções sustentáveis e de impacto”, afirmou Maria Estarreja.

O reconhecimento de Maria Estarreja reforça também a reputação da Católica-Lisbon como uma instituição de excelência em formação e investigação, consolidando o seu papel de destaque na formação de líderes globais.

Com uma carreira de mais de 20 anos em posições de liderança no marketing, vendas e gestão de marcas em multinacionais como P&G, Grupo Nutrinveste, Nutricafés, Super Bock Group e Católica-Lisbon, Maria Estarreja geriu marcas como Super Bock, Carlsberg, Pedras, Somersby, Vitalis, Católica-Lisbon, Nicola, Fairy, Ariel, entre outras. Também exerceu cargos de relevância no setor, como Diretora do Retalho Especializado (lojas Nicola) e Vice-Presidente de associações representativas.

Atualmente, é Diretora Executiva do Retail Innovation Lab da Católica-Lisbon para além de ser Professora na Instituição, onde lidera iniciativas que unem academia e indústria, desempenha funções de administração na Cerealis, é fundadora da VICI Consultancy & Marketing e Presidente do Knowledge Center e Diretora de Marketing Global do Grupo Lusíadas Saúde.