Marco Martins cria campanha para Fox

A Fox estreia hoje uma campanha às 22h13 em simultâneo em todos os canais da insígnia em Portugal: Fox, Fox Life, Fox Comedy, Fox Crime e Fox Movies.

O filme que lança o mote da campanha: Emoção. Quanto mais FOX melhor, foi realizado por Marco Martins, da Ministério dos Filmes, e conta a história de um rapaz que sente demais.

A campanha, com a assinatura da equipa criativa da Fox sublinha que é possível encontrar conteúdo que ponham o coração a bater mais forte em todos os canais com a marca Fox. A campanha pretende sublinhar a complementaridade dos diferentes canais da marca. “Há um traço que une os canais que carregam a marca Fox: a certeza de lá encontrar conteúdos com muita emoção.”

Além de televisão, a campanha marcará presença também em mupis, imprensa e rádio. Do plano de meios consta também o digital que será uma das componentes mais fortes da campanha recorrendo às páginas das marcas dos canais e a diferentes plataformas.

Esta é ainda uma campanha interactiva já que a Fox fez uma parceria com a boomApp que permite, através da aplicação, fazer scan aos mupis e filme da campanha para que os espectadores acedam a mais conteúdos relacionados com ela. A campanha conta ainda com outro formato interactivo em que se consegue ver em simultâneo no telefone e computador o filme e o seu making of, salienta a Fox.

Catarina Barradas, directora de Marketing, e Hellington Vieira, director criativo da Fox, explicaram à Marketeer alguns detalhes desta campanha.

Quais os objectivos desta campanha?

Catarina Barradas (CB): Este ano cumprimos 13 anos da marca Fox na TV dos portugueses. E, desde o início, a nossa missão sempre foi clara: trazer aos portugueses o melhor do entretenimento mundial. De mão dada com as operadoras, participámos no desenvolvimento do sector de Pay TV o que conduziu a que em Portugal tenhamos um dos mais vastos portefólios de canais da Europa. Trabalhámos os nossos canais para que tivessem uma identidade própria ao nível de marca e conteúdos. O que percebemos agora foi que o que os une a todos é o fazerem parte da “família” Fox e que a força da marca transparece nas emoções que trazemos para a televisão portuguesa. Em qualquer hora do dia, em cinco canais – Fox; Fox Life; Fox Crime; Fox Comedy; FoxMovies – é possível encontrar conteúdo que nos ponha o coração a bater mais forte. Seja em suspense com ‘The Walking Dead’, seja porque torcemos pelos casais de ‘Anatomia de Grey’, ou porque ficamos em bicos dos pés enquanto ‘Poirot’ resolve mais um crime. E, acima de tudo, o nosso objectivo passa por mostrar aos portugueses que, quando procuram emoções, os canais Fox são a alternativa correcta. O nosso objectivo passa por mostrar que com cinco canais Fox, a qualquer hora do dia, vamos poder chorar, rir, ficar arrepiados e comover-nos com histórias de amor.

Quais os motivos que levaram a Fox a escolher trabalhar com o Marco Martins? O que é que o trabalho deste profissional pode aportar à marca?

Helington Vieira (HV): Quando começámos a desenhar esta campanha, acreditámos que o filme seria uma peça fundamental para dar a conhecer o conceito aos nossos espectadores. Estamos conscientes da qualidade dos conteúdos que os portugueses se habituaram a ver no nosso portfolio de canais e sabíamos que o filme de uma campanha com esta dimensão teria de estar à altura. Conhecemos o trabalho do Marco Martins que conta com uma vasta carreira em Publicidade e Cinema, reconhecemos que a estética se enquadra com os nossos canais e por isso fomos falar com ele directamente. Estamos muito contentes por esta convicção ter saído reforçada com o filme final.

Sendo os canais vistos por públicos diferentes, faz sentido uma mesma linha de comunicação para todos?

CB: Nós acreditamos que sim. São marcas diferentes, para públicos diferentes, mas que por um lado estão unidos pela força da marca “umbrela” e por outro funcionam de uma forma complementar. E são estas duas mensagens que transmitimos com esta campanha e com o mote: “Emoção. Quanto mais Fox melhor”. Esta campanha reflete aquilo que oferecemos: emoções mais fortes em cinco canais. Trata-se de uma campanha de marca, pontual, que vai viver nos diferentes canais Fox criando uma sinergia dentro do portfolio. Em paralelo, cada canal mantém as suas linhas individuais fortemente definidas gráfica e editorialmente.

Quantas peças de comunicação diferentes terá esta campanha?

HV: Esta foi uma campanha desenhada para durar no tempo. Tem um conceito que, embora lançado na rentrée, faz sentido ao longo do ano. Vamos arrancar no dia 27 com a estreia do vídeo da campanha em simultâneo em todos os canais Fox, às 22h13. No dia 28 arrancamos com uma campanha de mupis que será desdobrada em diferentes fases: umas farão o reforço das emoções outras mostram como estas se revelam nos conteúdos dos canais. A campanha terá também inserções em imprensa e vamos estar na rádio.

Por fim, e porque para nós é um meio essencial, vamos também apostar com uma forte campanha digital. Esta é também uma campanha interactiva. Fizemos uma parceria com a boomApp que permite, através da aplicação, fazer scan aos nossos mupis e filme da campanha e ver mais conteúdos relacionados com ela. Temos outro formato interactivo em que se consegue ver em simultâneo no telefone e computador o filme e o seu making of.

Quais as maiores dificuldades com que se depararam para concretizar esta campanha?

CB: Uma campanha desta dimensão, comporta sempre alguns desafios. O primeiro, desde logo, ao nível das nossas próprias expectativas: quando trabalhamos marcas como as nossas, há sempre a pressão do padrão de qualidade que entregamos. Há pouco mais de uma semana, uma das nossas séries ‘American Crime Story’ foi a grande vencedora dos Emmy’s. A nossa campanha tem de ser um espelho dos padrões de qualidade que os nossos espectadores reveem nas nossas marcas e este é sempre um desafio.

Texto de Maria João Lima

Veja aqui o filme:

Ficha técnica da campanha

Direcção Criativa: Hellington Vieira

Direcção de Arte: Vanessa Alves e Maria João Andrade

Copywriter: Ana Sofia Castanho

Grafismo: Francisco Rivas e Sérgio Trindade

3D: Francisco Rivas

Writer Producer: Ricardo Leandro e Arturo Alvarez

Direcção de Marketing: Catarina Barradas

Brand Manager FOX: Filipa Almeida

Digital Manager: Alexandra Hernández

Realização: Marco Martins

Produtora: Ministérios dos Filmes

Produtor Executivo: Alberto Rodrigues

Director Fotografia: Carlos Lopes (Káká)

Produção: Duarte Ribeiro

Sonorização e Mistura: Íngreme

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