Marcelo Rebelo de Sousa é o candidato presidencial mais mediático
Os resultados das eleições legislativas ainda causam burburinho nas redes socias e nos meios de informação, porém, há outro tema que começa a dar que falar – as eleições presidenciais. Marcelo Rebelo de Sousa, o candidato que reúne mais intenções de voto de acordo com sondagem divulgada a 4 de Setembro pela TVI, é também o candidato com mais referências nos meios de informação portugueses.
Segundo dados da Cision, o candidato a Presidente da República foi falado em 8177 notícias desde o início deste ano, transformando-se, assim, na personalidade mais mediática por entre os nomes já conhecidos a concorrer a Belém. Marcelo Rebelo de Sousa representa 31% do total de artigos noticiosos produzidos neste período, tendo em conta os cinco candidatos apresentados na sondagem da TVI e que serviu ainda de ponto de partida para a investigação da Cision.
Em segundo lugar, fica António Sampaio da Nóvoa com 6790 referências em conteúdos de informação. Na sondagem, o candidato fica em quarto lugar relativamente a intenções de voto mas consegue subir dois lugares no que ao mediatismo diz respeito, representando 26% do total da informação produzido sobre estas cinco personalidades, desde 1 de Janeiro de 2015.
Embora ocupe a segunda posição nas intenções de voto, Rui Rio fica em terceiro lugar em termos mediáticos, tendo sido registadas 4937 notícias com referências ao ex-presidente da Câmara do Porto. Maria de Belém conquista a quarta posição com o seu nome em 3601 conteúdos noticiosos. Os dois candidatos representam, respectivamente, 19% e 14% do total da informação analisada. Quanto às intenções de voto, Rui Rio surge em terceiro lugar e Maria de Belém em segundo.
O nome menos falado e que reúne também menos intenções de voto dos portugueses (1,4%) é Henrique Neto. Com referência em apenas 2628 artigos, representa apenas 10% dos conteúdos sobre os cinco candidatos a Presidente da República.