Marcas “tweetam” anúncios nas aplicações móveis
O Twitter anunciou ontem que, nas próximas semanas, vão começar a surgir “promoted tweets” de marcas nas timelines dos utilizadores que acedam à rede de microblogging a partir de aplicações móveis.
Em Setembro passado, o Twitter começou a rentabilizar o seu serviço móvel com a introdução, nas aplicações para iPhone e para o sistema Android, da Google, de “promoted tweets in search” (surgem no topo da página de resultados após pesquisa dos utilizadores) e “promoted trends” (tópicos que surgem ao lado da timeline dos utilizadores e promovem a discussão pública em torno de um produto ou marca). Mas, a partir desta semana, os anúncios das marcas nestas plataformas vão começar a “invadir” as timelines de alguns utilizadores. Segundo o site Media Week, os anúncios serão claramente identificados como tal, mas poderão aparecer nos perfis de utilizadores que não sigam a marca que está a promover o produto comunicado.
De acordo com o anúncio divulgado ontem pela rede de microblooging, os anúncios “aparecerão, tal como os tweets normais, apenas por uma vez nas vossas timelines [dos utilizadores]; à medida que descem [na página], o promoted tweet vai fluir com o resto dos tweets”.
Inicialmente, os “promoted tweets” apenas aparecerão na aplicação oficial do Twitter, ficando excluídas as “third-party apps”, como a UberSocial, TweetCaster ou Echofon.
Segundo dados do Twitter, citados pelo site AdAge, 55% dos utilizadores activos mensais acedem à rede de microblogging a partir de dispositivos móveis.
Hoje, é esperado que a rede social Facebook também anuncie, na primeira Facebook Marketeers Conference, em Nova Iorque, a abertura do seu serviço móvel à comunicação das marcas. De acordo com a Media Week, tanto o Facebook como o Twitter têm resistido à massificação dos anúncios nas suas plataformas móveis por recearem que isso possa prejudicar a experiência dos utilizadores.