Marcas tecnológicas resistem à crise

1-tecnologicas-resistem-a-crise4A actual crise económica provocou, nos primeiros oito meses de 2011, uma redução de 25% do valor das empresas nas bolsas mundiais, num total de 4,3 biliões de euros. Os dados foram revelados pela actualização de Agosto do Global 100 Brands, estudo anual realizado pela Brand Finance, apresentado em Janeiro último. Já a desvalorização média do valor bolsista registada pelas 100 marcas mais valiosas presentes no ranking da consultora situou-se nos 2,4%.

Segundo a actualização do estudo, a Brand Finance revelou que na tabela das Global 100 Brands, foram as empresas do sector bancário as que, desde Janeiro, sofreram uma maior perda de valor, cifrada nos 18 mil milhões de euros (-7%). Os resultados são fruto de uma forte exposição às dívidas soberanas e da lentidão corporativa, afirma a consultora.

Mas parece que a crise económica não está a provocar grandes danos no sector tecnológico. As empresas electrónicas assumem as posições cimeiras deste ranking, com o pódio a ser ocupado pela Google, Apple e Microsoft, respectivamente. As três empresas viram o seu valor ser incrementado, desde o início deste ano, correspondendo agora à Google um valor de 48,3 mil milhões de dólares (cerca de 33,4 mil milhões de euros), à Apple 39,3 mil milhões de dólares (aproximadamente 27,1 mil milhões de euros) e à Microsoft o valor de 39 mil milhões de dólares (27 mil milhões de euros).

De referir que, neste período, a Apple aumentou o seu valor em 33%, tornando-se numa marca «mais valiosa do que a Microsoft pela primeira vez na sua história», faz notar a Brand Finance.

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