
Marcas repensam marketing no TikTok e abandonam formato espontâneo dos criadores (nova estratégia ganha força)
Nos últimos anos, a tendência das marcas nas redes sociais foi seguir o formato autêntico e espontâneo dos criadores do TikTok, aproveitando memes e desafios virais para garantir atenção. No entanto, com um mercado cada vez mais diverso, uma nova estratégia tem ganhado força: a produção de conteúdo mais pensado, com guião, para se diferenciar na multidão digital.
Um exemplo recente disso mesmo é a Tower 28, marca de beleza que lançou a websérie “The Blush Lives of Sensitive Girls” para promover seu novo blush em pó. A série, inspirada na produção “The Sex Lives of College Girls”, foi dirigida pela influenciadora e comediante Olivia Sui. A estratégia rendeu À marca mais 37% em engajamento do que a média mensal da marca, representando 58% do total de visualizações em quatro semanas.
Outra marca que apostou nesse formato é a Milani Cosmetics, que lançou o “America’s Next Top Primer”, uma paródia da mítica série “America’s Next Top Model”. Em vez de usar influenciadores de beleza para promover seu primer, a Milani recrutou criadores de conteúdo, como Natalie Shine e Zoe Kim, para protagonizarem uma campanha repleta de humor.
A estratégia não se limita à indústria da beleza. A Converse, por exemplo, lançou a série “Into the Archives”, um falso documentário sobre a história do logótipo da marca, protagonizado pelo rapper Jasper Dolphin. A iniciativa gerou mais de 6,4 milhões de visualizações e 27 milhões de impressões.
O movimento reflete uma evolução no marketing digital, com marcas a procurarem conteúdo de maior qualidade para fortalecer sua identidade e contar histórias mais envolventes. Segundo Zach Blume, da produtora Portal A, a estratégia permite que as marcas se consolidem de maneira mais sólida, sem depender apenas de memes e viralização efémera. Com orçamentos menores que anúncios de televisão, mas com produção profissional, estes formatos acabam por resultar, podendo ser o futuro do marketing digital.