Marcas que não conseguem criar vínculo emocional com os consumidores perdem dinheiro
A incapacidade de uma marca criar uma ligação emocional com os consumidores tem um impacto directo na forma como é vista pelos mesmos. Segundo um estudo da Iris, pode provocar apatia e desconfiança que, em última instância, influenciam negativamente os resultados de negócio, ou seja, as vendas.
“A menos que as marcas abracem métodos de participação, elas correm o risco crescente de serem ‘canceladas’”, aponta o WARC, que dá conta do estudo. Por outro lado, as marcas que estão, de facto, a investir em abordagens de interacção centradas nas pessoas, e que lhes dão poder, registam melhores níveis de desempenho – tanto em termos de percepção como de vendas.
O mesmo estudo indica que a indiferença perante as marcas duplicou desde 2018: oito em cada 10 marcas não passam pela mente dos consumidores com regularidade e 82% dos inquiridos revela uma falta de entusiasmo em relação às insígnias.
Além disso, quatro em cada cinco marcas não estão a conseguir criar um vínculo emocional com os consumidores, o que faz com que 77% dos mesmos já não confie nas marcas. Há ainda uma parte significativa (57%) que não se sente confortável em partilhar os seus dados pessoais.
O “Participation Brand Index” da Iris tem por base as repostas de sete mil consumidores de 150 marcas B2B e B2C, nos EUA, Europa e Ásia.