Marcas nos EUA sentem quebras no Facebook

Várias marcas com páginas de Facebook notaram, nos EUA, que nos últimos meses o tráfego gerado para os seus websites pela rede social caiu de uma forma considerável. Em alguns casos a quebra, noticiada pelo site ArsTechnica, chega aos 50%, ainda que tenha aumentado o rácio de likes sobre os conteúdos publicados pelas marcas.

O decréscimo de tráfego começou a registar-se em Maio, quando o Facebook introduziu o formato publicitário de sponsored stories, ou posts patrocinados, mensagens pelas quais as empresas pagam para que apareçam no mural dos utilizadores.

A junção destes factores, adianta o Marketing News, levou a pensar que o Facebook poderia estar a limitar a exibição das mensagens das marcas no mural dos fãs para que estas, por sua vez, contratassem mais serviços de posts patrocinados. O Facebook, por seu lado, afirma que está a fazer o que tem feito sempre: evitar que os murais dos utilizadores sejam inundados por mensagens irrelevantes para eles.

Como salienta ainda o site ArsTechnica, o Facebook encontra-se numa posição delicada, oscilando entre a necessidade de gerar receitas, de evitar que os utilizadores se deparem com murais saturados de publicidade, e de manter o interesse das marcas na capacidade da rede social de chegar aos seus targets.

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