Marcas já gastaram quase 3 milhões de milhões de euros em publicidade digital desde 2019
As marcas e os profissionais de marketing gastam centenas de milhões de euros em publicidade digital todos os anos e os seus orçamentos continuam a aumentar. Desde 2019, os gastos anuais com anúncios de pesquisa, vídeo, banner e influenciadores mais do que duplicaram. De acordo com dados da OnlyAccounts.io, foram gastos mais de 2.7 milhões de milhões de euros em anúncios digitais nos últimos cinco anos.
Previsões da Statista Market Insights revelam que até ao final do ano marcas e marketeers irão gastar mais de 678 mil milhões de euros em publicidade digital – mais 9% do que em 2023. Grande parte do valor será aplicado num dos três grandes players do sector: Google, Meta e Amazon, que deverão gerar mais de 60% do total de receita do mercado.
Os EUA são donos de grande parte da indústria de publicidade digital: as empresas norte-americanas geraram 1.09 milhões de milhões de euros ou 40% do total de receita do mercado nos últimos cinco anos. Muito mais abaixo na tabela encontra-se a China e o Reino Unido com 705 mil milhões de euros e 168 mil milhões de euros, respectivamente.
Com os orçamentos para publicidade digital a crescer e as empresas a gastar cada vez mais neste tipo de promoção, o total gasto em anúncios deverá subir em flecha nos próximos anos. Segundo a Statista, marcas e empresas deverão gastar 3.2 milhões de milhões de euros até 2028.