Marcas e vacinas: como fazer parte da conversa?

Os planos de vacinação começam a acelerar um pouco por todo o Mundo, mas nem todas as pessoas estão convencidas de que esta é uma das melhores armas para lutar contra a pandemia de Covid-19. Será que as marcas têm algo a dizer neste cenário? Ian Ardouin-Fumat, cientista de insights que colabora com o Twitter, acredita que sim.

Num artigo publicado na AdAge, o especialista refere que «as marcas têm a oportunidade de liderar o caminho para ajudar as pessoas a tornarem-se mais informadas e a terem mais poder». Depois de analisar mais de um milhão de tweets, publicados entre 1 de Janeiro e 30 de Abril, o Twitter descobriu que há alguns factores que podem contribuir para as insígnias terem um papel mais activo nesta conversa.

Por um lado, verifica-se que os utilizadores do Twitter menos expostos a conteúdos relacionados com a vacina (menos de um tweet por dia sobre o tema) encontram nas marcas uma das principais fontes de informação. Os tweets das marcas chegam mais facilmente à timeline do que as partilhas de autoridades de saúde, por exemplo.

A segunda conclusão do estudo do Twitter é que as pessoas que usam esta rede social como meio de entretenimento apresentam uma taxa menos elevada de exposição a tweets relacionados com a vacina. Por outro lado, as pessoas com uma taxa de exposição mais significativa vão ao Twitter em busca de notícias sobre política e empresas.

De forma a garantir que a audiência com menos exposição a conteúdos sobre a vacina vê esse rácio aumentar, Ian Ardouin-Fumat sugere que as marcas aproveitem as suas relações com influenciadores e criadores para fazer chegar a mensagem.

Ainda de olho na comunidade menos exposta ao tema, o Twitter descobriu que não basta colocar os conteúdos à frente destes utilizadores. Recomendações e publicações partilhadas por seguidores mais próximos serão um elemento-chave para despertar a atenção: ver um tweet de um seguidor recíproco (alguém que seguimos e que nos segue de volta) triplica a probabilidade de também publicar algo sobre a vacinação.

Neste sentido, as marcas podem contribuir para aumentar o diálogo ao desafiar os seus seguidores a partilharem as próprias experiências sobre a vacinação contra a Covid-19.

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