Marcas de restauração e culinária são as mais seguidas pelos portugueses nas redes sociais
O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, da Marktest, revela que 60% dos portugueses que usa redes sociais segue marcas ou empresas e o Instagram passou a ser a rede mais usada para o fazer (66,5%). Em segundo lugar fica o Facebook (63,5%), que se mantém como a favorita entre os indivíduos dos 35 aos 64 anos.
Os dados demonstram que, em termos médios, os utilizadores que seguem este tipo de páginas referem seguir 15 entidades, entre empresas, instituições, marcas e grupos de interesse. No que respeita ao tipo de páginas seguidas, o sector da restauração e culinária recolhe a maioria das preferências, com 47% de referências. Nas posições seguintes surgem áreas como a Moda, o Desporto, Tecnologia e Media.
O acesso a informação sobre as marcas, gostar da marca e o desejo de estarem informados sobre novidades foram os motivos mais indicados pelos utilizadores de redes sociais para justificar o facto de seguirem este tipo de páginas. Em relação à perceção dos benefícios que recolhem por seguir estas páginas, o acesso a informação e o acompanhamento de novidades, bem como o acesso a descontos e promoções foram os mais citados.
A marca mais referida, entre as que os utilizadores de redes sociais dizem seguir, é o Continente, indicada por 9,6% dos inquiridos. O top 3 fica completo com o Pingo Doce e o universo SIC (SIC, SIC Notícias, SIC Mulher).