Marcas de fabricante lideram inserções promocionais nos folhetos de supermercados
Depois de revelar que os produtos de mercearia lideram as inserções promocionais nos folhetos das insígnias portuguesas de retalho, a Marktest indica agora que as marcas de fabricante são responsáveis por duas em cada três destas inserções. Os dados são referentes a 2021 e fazem parte das conclusões do serviço Foliotrack.
Olhando para o conjunto de 2020 e 2021, as inserções em folhetos correspondentes a marcas de fabricantes são superiores a 67%. As restantes dizem respeito a marcas próprias das insígnias ou não têm qualquer marca associada (produtos vendidos a granel, como frutas e legumes, por exemplo).
No entanto, considerando somente o top 10 de inserções, neste período, a Marktest verifica que a lista conta com cinco marcas de fabricante e cinco marcas próprias. A empresa de estudos de mercado adianta ainda que a marca próprio do E.Leclerc (Marca Guia) roubou o segundo lugar à marca Continente, em 2021. O Pingo Doce, por seu turno, deixa o top 3, trocando de lugar com a Nestlé.
Quanto à marca que mais posições sobe neste top 10, evidencia-se a Auchan, que passa do 10.º lugar em 2020 para a 6.º posição em 2021. “Em sentido contrário, temos a Iglo, Danone e Pescanova a perderem posições”, adianta a Marktest, sublinhando que “as únicas marcas que não sofreram alterações foram a marca própria do Intermarché (PorSi) e a Nivea”.
A análise do serviço Foliotrack tem em consideração os folhetos de âmbito nacional das seguintes insígnias: Aldi, Auchan, Continente, El Corte Inglês, Eleclerc, Intermarché Super, Lidl, Minipreço Family e Pingo Doce.