Marcas de fabricante conseguem mais compradores em 2024

O mais recente estudo da Kantar, analisado em conjunto com a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca –, revela que nos retalhistas de sortido curto quase duas em cada três marcas de fabricante (MDF) têm conseguido atrair mais compradores.

De acordo com os dados, em 2024, comparativamente ao ano anterior e apesar da menor penetração relativamente ao sortido amplo, o sortido curto acrescentou às MDF um aumento médio de 8% em termos de compradores adicionais à base já instalada, mais 7% na frequência de compras, mais 10% em termos de valor e mais 12% em volume.

Outra das conclusões apresentadas é referente à fragmentação crescente entre os compradores, com um aumento significativo a registar-se naqueles que alternam entre sortidos amplo e curto, que já representam 85,3% dos compradores.

Em 2024, o sortido amplo detém uma quota de mercado de 58,8%, enquanto o sortido curto já consegue captar mais de 1 euro em cada 4 euros do gasto das famílias portuguesas em FMCG. Face a anos anteriores, as lojas de sortido amplo estão a perder quota, devido à diminuição da fidelidade dos compradores, segundo esta análise.

Para as marcas, o desafio é o de trabalhem na oferta de preços (que continua a ser o grande factor de decisão no momento da compra) e na oferta de produtos de valor acrescentado.

O estudo mostra, por exemplo, que 51% dos compradores de sortido amplo compra tabletes de chocolate noutros lugares, onde estes estejam a preços mais baratos. Já 53% dos compradores está disposto a pagar mais por um produto alimentar que os ajude a prevenir ou curar doenças. Para o retalho o desafio é o de ajudar o consumidor a ganhar tempo, garantindo que existe um sortido eficiente que prioriza conveniência e simplicidade ao mesmo tempo que responde às necessidades do comprador.

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