Marcas de distribuição crescem pela primeira vez em três anos

Desde o início de 2013 que as vendas das marcas de distribuição não cresciam. O cenário alterou-se entre as semanas 40 e 43 deste ano, quando registaram um aumento de 4,7%, face ao período homólogo anterior. Já as marcas de fabricante subiram 3,7%.

Os dados são da Nielsen, segundo a qual o crescimento verificado coincide com o aumento de vendas em promoção das MDD+PP (Marca de Distribuição + Primeiros Preços). A análise da consultora indica ainda que os bens de grande consumo (BGC) registaram um crescimento de 4% no período indicado.

Por categorias, a Alimentação cresceu 3,2%, sendo que as MDD+PP subiram 4,4%, mais do que as marcas de fabricante que se ficaram por um aumento de 2,4%. No sector das Bebidas, verificou-se um crescimento de 8,5%, sendo o único em que as marcas de fabricante (+9,4%) apresentam um crescimento superior ao da MDD+PP (+4,5%).

Em Higiene/Lar, o crescimento total foi de 4,7%, com as MDD+PP a subir 5,1% e as marcas de fabricante a crescer 4,5%. Já a categoria de Higiene Pessoal aumentou apenas 2%, com as MDD+PP a crescer 7% e as marcas de fabricante a registar um crescimento de somente 0,4%.

Artigos relacionados